DODF publica portaria para processo seletivo para contratação de professores substitutos

O Sinpro-DF informa que foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa sexta-feira (02), uma portaria visando a contratação temporária de professores(as) substitutos(as) para a Secretaria de Educação (SEE). O documento determina a retomada dos trabalhos da comissão organizadora para a realização de Processo Seletivo Simplificado.

A portaria autoriza a contratação temporária para o ano letivo de 2022, mas segundo o documento, as contratações poderão ser prorrogadas para o ano letivo de 2023. A SEE limitará as vagas para 340.000 horas semanais e ao montante anual autorizado para o presente exercício. Apesar da autorização, a contratação estará condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira no exercício e deverá seguir as adequações orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

O sindicato entende e conhece a necessidade da abertura deste processo seletivo simplificado, afinal, a contratação em formato temporário cumpre papel importante diante de afastamentos e licenças provisórias. Porém, diante das mais de 2 mil vacâncias acumuladas nos anos de 2020 e 2021, e havendo, ainda, cerca de 360 professores(as) no cadastro reserva do último concurso de 2016, é fundamental reivindicar nomeações e novos concursos públicos.

Além dos desligamentos por aposentadoria, há que se considerar a ampliação da rede, que resulta em mais demanda por profissionais de Educação. A última vez que houve concurso para professor(a) de Educação Física, por exemplo, foi em 2013. Hoje, a SEE conta com cerca de 10 mil professores(as) em regime de contrato temporário. Concursados, são cerca de 27 mil.

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS