Documentário expõe fracasso do Novo Ensino Médio

Em 40 minutos de documentário, o cineasta e ativista social Carlos Pronzato debate o que representa para o país o Novo Ensino Médio – instituído pela Lei Federal 13.415 de 2017, durante o governo Temer, e implementado no governo Bolsonaro, sem discussão com a sociedade, instaurando uma nova organização curricular.

Por meio de entrevistas com pesquisadores, professores, estudantes e técnicos, o documentário “Novo Ensino Médio – Um Fracasso Anunciado” mostra a necessidade da luta contra a reforma do Novo Ensino Médio. “É uma luta pelo futuro da juventude brasileira e do caráter estratégico da economia, da sociedade, e de como o Brasil irá se inserir no mundo”, diz.

O documentário alerta que “propagandeado como um sistema que aumenta a liberdade de escolha dos estudantes, os denominados “itinerários formativos” têm sido alvo de críticas por, na prática, fazerem justamente o contrário e impor disciplinas esdrúxulas no lugar de outras básicas”.

Entrevistada, Nita Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, destaca que “Paulo ficaria radicalmente contra. Paulo tem uma teoria de conhecimento humanista, que questiona, que pergunta, que não aceita fórmulas prontas; que cada ser – subjetivamente – tem que procurar o conhecimento ajudado, endossado, pelos seus professores. Isso [o Novo Ensino Médio] não é uma educação libertadora. Isso não transforma o país”.

>>> Clique aqui e confira no YouTube

MATÉRIA EM LIBRAS