Professores(as) e orientadores(as) educacionais doarão sangue nesta quarta-feira, 17 de maio

Nesta quarta (17), a tradicional campanha do Sinpro por doação de sangue reunirá no Hemocentro de Brasília professores(a) e orientadores(as) educacionais em greve. Além de ser um ato político na luta por direitos, o movimento realiza uma ação solidária que beneficia pacientes da rede pública de saúde do DF.

É muito importante que as regionais se organizem para participar da ação! Os nomes dos doadores e doadoras devem ser passados para um diretor ou diretora do Sinpro responsável pelos piquetes em cada regional ainda hoje (16/05).

Atenção para os horários de doação:

10h – doadores(as) do Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo e Samambaia;

14h – doadores(as) de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Paranoá e São Sebastião;

15h – doadores(as) do Gama, Santa Maria, Planaltina, Brazlândia.

A pontualidade é indispensável! Devemos chegar meia hora antes do horário da doação! Haverá tenda no local, com disponibilização de água para todos os participantes.

No ambiente interno do Hemocentro, não são permitidas ações militantes. Por isso, nos concentraremos na tenda, do lado de fora.

Para doar sangue, a pessoa não pode estar de jejum, e deve ter se alimentado há, no mínimo, duas horas. Ou seja: quem for doar às 14h, deve ter almoçado até 12h; e quem for doar às 15h, até 13h.

O doador ou doadora deve estar saudável (sem sintomas de doenças respiratórias, por exemplo, tão comuns nesta época do ano), ter entre 16 e 69 anos de idade e mais de 51 kg. Leia as orientações completas abaixo:

Colabore! Há muitas pessoas precisando!

A Fundação Hemocentro de Brasília está com os estoques críticos para os tipos sanguíneos O negativo e O positivo. O apelo do Hemocentro aos potenciais doadores e doadoras vale principalmente para o tipo O negativo, conhecido como doador universal. Estão em nível baixo, também, os estoques dos tipos B negativo, AB negativo e A negativo. Todo tipo sanguíneo será bem-vindo!

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Vamos colaborar!

MATÉRIA EM LIBRAS