Professor defende dissertação sobre Escola do Campo da CRE Gama e urbanização irregular nesta terça (15)

Intitulada “A Escola do Campo devorada pela cidade: impactos do crescimento urbano irregular na Ponte Alta Norte – Gama-DF”, a dissertação de Vinícius Batista Pinheiro Marques, professor da rede pública do Distrito Federal, será defendida nesta segunda-feira (15/4), às 9h, no Auditório do IH (aud. Mod 24), ICC Norte, Subsolo, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Com 119 páginas, o estudo analisa as correlações entre o crescimento urbano desordenado e o trabalho pedagógico de educadores em uma Escola do Campo, tendo como objeto o Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte, localizado na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal, Brasil.

“Desde a inauguração da capital, em 1960, a pressão por moradia exigiu do poder público a gestão do crescimento urbano. Para isso, foram criadas Regiões Administrativas apartadas da centralidade de Brasília para a habitação das classes populares, no modelo de polinucleamento. Contudo, a partir dos anos 1990, foi intensificada a urbanização irregular de territórios rurais, mediante a criação de condomínios horizontais urbanos, resultando impactos socioambientais relevantes. Os educadores dos Anos Finais do CEF Ponte Alta Norte relatam que a multiplicação de condomínios alterou o perfil sociocultural da comunidade escolar. Isso fez os profissionais refletirem e questionarem sobre a necessidade de mudanças no trabalho com os estudantes”, informa o resumo do estudo divulgado no site da UnB.

Ainda segundo o resumo, “para a análise do fenômeno dos parcelamentos irregulares, foi desenvolvida pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de produção do espaço e território, bem como diálogo entre a modalidade Educação do Campo e o território. Foi realizada análise multitemporal de imagens orbitais do crescimento urbano da área de estudo, nos anos de 1994, 2007 e 2023, utilizando o software QGIS. Para a produção de dados empíricos, acerca da conexão entre o crescimento urbano e a organização do trabalho pedagógico, foi empregado o método Grupo Focal , com professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e análise de conteúdo das falas. Os resultados indicaram educadores preocupados em compreender uma comunidade escolar diversa, com grande desigualdade socioeconômica, inserida em um território com dinâmicas socioterritoriais complexas. Naturalmente, os dados empíricos revelaram outras questões com potencial para exames em trabalhos posteriores”.

A banca será formada por Anna Izabel Costa Barbosa; Cristina Maria Costa Leite; Eliene Novaes Rocha; e Erlando da Silva Reses. Confira o link da UnB aqui e o convite a seguir.