Dirigente da CUT apresenta organização das mulheres no Brasil em Seminário Internacional da Solidarity Center

Rosana Sousa destacou a luta das mulheres por igualdade de oportunidades, licença parental, creche pública e convenção 156

Entre os dias 30 e 31 de julho, a Solidary Center realizou em São Paulo o Seminário Internacional de Mulheres com a participação de representantes de mais de 20 países.

O tema central do encontro era: “Empoderamento da Mulhes, Igualdade entre os Gêneros e Direitos Trabalhistas: Transformando o Terreno”.
Presente na mesa de abertura, a diretora executiva da CUT, Rosana Sousa, apresentou a organização e os avanços conquistados pela Central e entidades filiadas no que tange os direitos das mulheres. “Importante dizer que a organização das mulheres CUTistas está muito avançada. Em alguns países ainda se discutem cotas, constituição de Coletivo, creche no local de trabalho. Aqui no Brasil estamos lutando por igualdade de oportunidades, licença parental, creche pública e convenção 156”, destacou a dirigente CUTista que também participou da mesa sobre ‘Mecanismos para Aumentar a Participação da Mulher nos Sindicatos’ onde expôs o histórico e a estrutura organizativa da Central com ênfase na paridade.
A missão da Solidary Center é ajudar a construir um movimento global de trabalho através do reforço do poder econômico e político dos trabalhadores em todo o mundo através de sindicatos independentes e democráticos.
Outras mulheres CUTistas também participaram do Seminário: a secretária de Mulheres da Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços), Mara Luzia Feltes; a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alessandra Lunes; e a presidenta da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), Creuza Maria Oliveira.