Diretores do Sinpro falam sobre o sindicato e a campanha salarial no podcast do CEM 02 do Gama

Letícia Montanton e Hamilton Caiana, diretores do Sinpro, são os convidados do Horário Vago, o podcast do Centro de Ensino Médio 02 do Gama. No segundo episódio desta 5ª temporada, o programa tem como tema o Sindicato dos Professores do DF, a atual campanha salarial do magistério e a educação pública local. O programa vai ao ar nesta segunda-feira (21/4), às 19h30, no canal do CEM 02 no Youtube. Clique AQUI

 

 

“Pouco se ouve falar sobre movimento sindical na mídia comum, e quando se fala é para distorcer, para criminalizar, para tentar apagar sua importância. Quantas vezes a manchete sobre uma manifestação de relevância nacional foi o trânsito parado e não a pauta da manifestação? Isso não é por acaso. O sindicato é uma ferramenta poderosíssima para a classe trabalhadora, ou seja, para a sociedade. É por meio dele que se garantem direitos trabalhistas e, também, direitos humanos. Por isso, é essencial que se fale nas escolas sobre o que são os sindicatos e qual o papel deles na sociedade”, afirma a diretora do Sinpro Letícia Montandon.

Pra o diretor do sindicato Hamilton Caiana, falar sobre sindicato nas escolas é “preparar para o futuro”. “Quem está hoje nas escolas, em poucos anos, entrará para o mundo do trabalho, que está cada vez mais precarizado devido a diversos fenômenos, como a plataformização do trabalho, por exemplo. Aliás, é a juventude um dos principais alvos do trabalho informal, dos salários miseráveis, das jornadas intermináveis. Falar sobre sindicato é mostrar que existem direitos trabalhistas, que todo mundo deve ter acesso a esses direitos e que é possível ter condições dignas de trabalho”, avalia.

Os diretores do Sinpro ainda falam no podcast sobre o “apagão” na carreira docente devido à falta de valorização da profissão, e como o Sinpro – e sindicatos da educação – podem atuar para garantir uma profissão atrativa para a juventude e com importância reconhecida pela sociedade.

O estudo “Risco de Apagão de Professores”, realizado pelo Instituto Semesp em 2022, aponta que o déficit de professores da educação básica pode chegar a 235 mil em 2040.Uma dos motivos é a precarização da carreira magistério público.


Campanha Salarial

No segundo episódio da 5ª temporada do Horário Vago, os diretores do Sinpro Letícia Montandon e Hamilton Caiana falam ainda sobre a campanha salarial do magistério público.

No programa, eles explicam que o principal foco da campanha é a valorização de professores(as) e orientadores(as) educacionais. “Valorizar o professor e o orientador é promover uma educação pública socialmente referenciada”, afirma Letícia Montandon. A diretora explica que “qualquer proposta que fale de melhoria em educação, mas não valorize os profissionais da educação, é farsa”.

Hamilton Caiana lembra que a campanha salarial do magistério é uma luta de toda a comunidade escolar. “Uma educação pública de qualidade é interesse de todos e todas. Portanto, é papel de toda a sociedade entender a nossa pauta e o porquê de estarmos juntos e juntas nessa luta.”

 

Assembleia geral
Na próxima quarta-feira (23/4), às 9h, a categoria do magistério público realizará assembleia geral com paralisação, no estacionamento da Funarte. Em estado de greve, professores(as) e orientadores(as) educacionais debaterão os rumos da luta pela Campanha Salarial 19,8% rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!

>> Leia mais sobre a assembleia e o ponto a ponto da campanha salarial AQUI