Diretora toma posse como membra benemérita da AIAB

Na manhã do último sábado (04/11), na EC 12 de Ceilândia, a diretora Alessandra Lemes foi convidada e foi empossada como membra benemérita da AIAB (Academia Inclusiva de Autores Brasilienses).

A posse ocorreu em um momento oportuno, o Chocolate Literário. Evento em que a escola convida escritores da literatura infantil brasiliense para que sejam homenageados pelos(as) alunos(as) com leituras, interpretações e releituras da vida e obras dos convidados. A segunda edição transcorria normalmente até que em um determinado momento os escritores presentes, (inclusive três que são membros da AIAB), chamaram a diretora, para ir à frente, onde estavam, ao lado deles..

“Eu pensei que eles fossem falar sobre eles, para a comunidade presente no evento. Foi uma surpresa gigantesca”, declarou Alessandra. Naquele momento, ela foi oficialmente convidada e já tomou posse na academia.

A AIAB é uma associação que representa os escritores de Brasília, que busca dar inclusão e estímulo às pessoas com deficiência, principalmente visual, na literatura.

Diretora da escola há 13 anos, Alessandra também é escritora (com obras poéticas), psicóloga, musicista e pedagoga, com 26 anos de atuação no magistério. Mas principalmente, uma lutadora pela inclusão. “No nosso PPP nossa missão é toda voltada para a educação inclusiva, para que os alunos estejam felizes nesse ambiente, que seja alfabetizador, que traga alegria para eles”, conta a diretora”.

Além do Chocolate Literário, um dos maiores projetos de inclusão da escola é a Festa Junina da Família. “Nós estamos em um ambiente em que há muitas creches e abrigos. Então nós não podemos fazer uma festa para o dia das mães e/ou dos pais, porque muitas das nossas crianças não tem pai e/ou mãe, então a festa da família engloba e é destinada para todos, os cuidadores, ou só quem tem a avó, o avô ou o tio”, diz Alessandra.