Diretora do Sinpro dá entrevista à Rádio Alpha e explica razão da greve e Dia D de Mobilização

Em entrevista ao Programa Notícias do Poder – Entrevista, da Rádio Alpha FM, na manhã desta quarta-feira (3), Luciana Custódio, diretora do Sinpro-DF, explica os motivos da greve, fala da importância da adesão da categoria para assegurar vitórias e do apoio da comunidade escolar e da sociedade para garantir uma educação de qualidade e explicou que a pauta de reivindicação da categoria, com foco nos salários defasados e nas condições de trabalho precarizadas afetam diretamente os(as) estudantes e suas respectivas famílias.

Ela conversou com o radialista e âncora do programa Estevão Damázio, que reconheceu, já no início da entrevista, como a luta da categoria por salário justo e condições de trabalho dignas é relevante, importante e estratégica tanto para a categoria como para a população. A greve dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal começa nesta quinta-feira (4/5), com uma Assembleia Geral, às 9h30, no estacionamento da Funarte.

Custódio informa que na rede pública de ensino do DF há 460 mil estudantes e que, numa greve, sofre toda a sociedade e destaca que, antes de tudo, é relevante a população saber que a luta da categoria pela valorização da carreira Magistério envolve a importância de o governo valorizar a educação pública “porque o que a gente vive é um abandono do Estado com relação às escolas públicas e aos profissionais que nelas atuam”, afirmou.

Também denuncia a carência de professor efetivo e o fato de que mais de dois terços da categoria, que atuam em sala de aula, é em regime de contratação temporária com as relações de trabalho superprecarizadas”, destacou.

No rol de reivindicações, além da defasagem salarial, a categoria luta para eliminar o problema das condições de trabalho e da infraestrutura do ambiente escolar ruins e precarizadas. “Exatamente. E hoje, dia 3 de maio, é o dia que estamos chamando de Dia D de Mobilização nas Escolas para adesão à nossa greve e também dialogar com a comunidade escolar que é muito importante que a comunidade esteja conosco nesta luta”, ressalta.

Clique no link do YouTube abaixo e ouça a entrevista de Luciana Custódio à Rádio Alpha FM Brasília.