Evento na Escola Técnica do Guará celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia 13 de setembro aconteceu, na Escola Técnica do Guará, evento alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – Direitos Humanos, Deficiência e Participação Social. O evento ocorre todos os anos, com o objetivo de discutir ações e temáticas referentes ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência.

Além de palestras e oficinas, a programação teve seis rodas de conversa sobre direitos específicos das pessoas com deficiência, nas áreas da educação; trabalho, esporte e lazer; igualdade de gênero; tecnologias na educação inclusiva; o brincar e a criança com TEA. A abertura teve a apresentação de uma cantora com diagnóstico de TEA; e contou também com falas de representantes da Defensoria Pública e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência no DF (Coddede/DF). “Este ano demos um destaque maior para o Currículo em Movimento, com temas pertinentes a toda a educação básica”, destacou a professora Viviany Lucas, coordenadora intermediária da educação especial do Guará.

O evento aconteceu nos turnos matutino e vespertino com a mesma programação. Participaram dele mais de 300 pessoas, entre gestores, professores regentes, psicólogos, pedagogos, profissionais das salas de recursos, pais, universitários e estudantes das escolas do Guará.

O intervalo teve um Momento Cultural, com apresentação de artistas com deficiência; exposição de trabalhos dos estudantes da Sala de Recursos Específica de Altas Habilidades do Guará e de pinturas de uma artista plástica com deficiência intelectual.

A organização do encontro foi dos professores Marco Aurélio Baima, Viviany Lucas, Iviane Porto, Luciana Deraldine e Agnaldo Silva; numa realização da Regional do Guará com parceria da ONG: MOVIM – Movimento para a Inclusão. 

 

Veja o álbum completo no facebook, clicando AQUI.

Saiba mais no vídeo abaixo:

MATÉRIA EM LIBRAS