Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é o tema do TV Sinpro

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o TV Sinpro dedica o programa a promover uma reflexão sobre a inclusão e a acessibilidade das Pessoas com Deficiência (PCD). O programa vai ao ar pela TV Comunitária e redes digitais do Sinpro-DF, nesta quarta-feira (21/9), às 19h.

Nesta edição, Carlos Maciel, diretor do sindicato, bateu um papo com a professora Érica Trabuco sobre os desafios e as barreiras atitudinais, arquitetônicas, tecnológicas, comunicacionais, dentre outras, que os(as) profissionais PCD enfrentam e que limitam sua participação no mundo e no mercado de trabalho, na sociedade, e, principalmente, na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF).

“Este 21 de setembro é uma data especial para a gente mostrar que não basta reserva de vagas nos concursos para profissionais PCD. Além da reserva de vagas e de mais concursos públicos para a rede pública de ensino, a Secretaria de Educação precisa ultrapassar várias barreiras que ainda existem dentro da escola, principalmente as barreiras atitudinais e arquitetônicas. Consideramos que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é mais um momento para a gente relatar os problemas, sugerir soluções e cobrar as políticas de inclusão”, afirma o diretor.

Érica Fernanda Paiva Curado Trabuco é PCD e professora concursada da rede pública de ensino do Distrito Federal. Autista nível 1, ela é graduada em Letras – Português e Inglês, pelo Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica 2000) e em Pedagogia (Unyleya 2020). Também é pós-graduada em Psicopedagogia (Unievangélica 2001) e em Atendimento Educacional Especializado (Unyleya-2018).

Servidora efetiva da SEE-DF desde 2002, ela atua em Atendimento Educacional Especializado desde 2013. Também tem participação em movimentos de luta por direitos das pessoas com deficiência, por meio de associações de organização civil como Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (ABRAÇA), no Coletivo de luta de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da Central Única de Trabalhadores do Distrito Federal, Frente Nacional de Mulheres com Deficiência.

O TV Sinpro vai ao ar dia 21 de setembro, às 19h, na TV Comunitária, e também no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.

 

MATÉRIA EM LIBRAS