Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, data proposta pela ONU (Organizações das Nações Unidas) por marcar o início da primeira Conferência Mundial de Meio-Ambiente, em 1972, realizada em Estocolmo. Vinte anos depois, a segunda edição aconteceu no Brasil, foi a Rio-92 (ou Eco-92). Em 2012, o Rio de Janeiro sediou a conferência novamente, que, na ocasião, ficou conhecida como Rio+20.

A importância do Dia Mundial do Meio Ambiente é trazer reflexão e buscar concentrar esforços em ações de preservação do meio ambiente e de reversão dos processos de destruição que vemos há décadas.

Hoje, o Brasil vive o pior momento de sua história na agenda ambiental. O descaso e a subordinação do meio ambiente a interesses de empresas e grupos privados vêm desde a fundação do país. Porém, agora, esse potencial destruidor está ainda mais fortalecido. O presidente da República fala abertamente que tem desprezo pela pauta, põe nossas riquezas naturais à venda e, como se não fosse o bastante, tem como ministro um sujeito diretamente interessado na destruição dos ecossistemas nacionais, o investigado Ricardo Salles. Quem não se lembra que Salles quis aproveitar a pandemia da Covid-19 para “passar a boiada”, ou seja, desregulamentar mecanismos de proteção e liberar cada vez mais a exploração e o desmatamento das florestas e biomas brasileiros?

É por tudo isso que se faz necessário o Dia Mundial do Meio Ambiente. Que ele possa trazer consciência e ações em defesa do futuro do planeta!