Dia Mundial da Saúde – Construindo um mundo mais justo e saudável

No ano 60 do século I, o poeta romano Décimo Júnio Juvenal já relatava, na Sátira X, a preocupação com a saúde ao proferir a famosa citação: Mens Sana in Corpore Sano (Uma mente sã em um corpo são). O que hoje se tornou um dito popular revela, na verdade, a busca da humanidade por uma vida saudável. É bom lembrar que esta procura vem dos primórdios da nossa civilização.  

Esta busca perpassa pela luta por uma vida saudável, mas, principalmente, pela conscientização da população sobre a importância de manter corpo e mente saudáveis, no debate sobre problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção. A preocupação é crível e a necessidade é eminente, fato que, desde 1950, o mundo celebra, no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde.  A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948, e tem o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global.

Vivemos, infelizmente, em um mundo desigual. Em todo o planeta, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda diária; têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade; menos oportunidades de emprego que paguem um salário mínimo; pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros; água e ar limpos e serviços de saúde, e enfrentam insegurança alimentar. Os grupos que mais sofrem com essas desvantagens costumam ser aqueles que sofrem, também, discriminação de gênero e étnica. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura.

 

Campanha do Dia mundial da Saúde

Na campanha referente ao Dia Mundial da Saúde 2022, que traz como temática Nosso planeta, nossa saúde, alguns pontos são trazidos para o debate: Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos?; Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar?; Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta? A Organização Mundial da Saúde traz o enfoque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.

A preocupação com a saúde do planeta, outro ponto destacado na campanha da OMS este ano, adota e incentiva práticas sustentáveis no nosspo dia a dia como forma de contribuir para a saúde de forma global. Além disto, saúde mundial é reconhecer que cada cidadão do mundo tem direito a uma vida digna; é combater as desigualdades sociais que espalham a fome pelo planeta; e é entender que as ações humanas com impacto ambiental afetam diretamente a saúde do planeta e de todos os seres vivos, repercutindo na saúde humana.  

Para a coordenadora da Secretaria de Saúde do Sinpro, Elbia Pires, é o momento de pensarmos em sistemas universais de saúde globalizados, para tornar a saúde acessível à toda população do planeta. Enquanto isso não acontece, é preciso defender o SUS e a luta do movimento crescente de privatização da saúde no país, que torna a saúde uma mercadoria. “Este é um dia para reforçarmos as nossas lutas por saúde física, emocional, psicológica, um dia de reafirmarmos a nossa luta por qualidade no sistema de saúde e em defesa do SUS, dia de nos lembrar de todas as pessoas vitimadas pela Covid-19, vítimas da irresponsabilidade do governo federal. Nesta data, reafirmamos nosso compromisso pela defesa do SUS, por uma saúde pública de qualidade para toda a população e que todos tenham acesso a uma vida digna e saudável”, ressalta.