Dia Internacional dos Povos Indígenas no TV Sinpro desta quarta (10)

A importância para a história brasileira e toda luta dos povos indígenas será o tema do TV Sinpro desta quarta-feira (10), às 19h, na TV Comunitária, YouTube e Facebook do Sinpro. Durante o programa, os diretores do sindicato Raimundo Kamir e Joana Darc, além do professor e conselheiro de cultura do município de Rio Branco, no Acre, Daniel Iberê Guarani, falarão de toda influência dos povos originários na cultura do Brasil, e de todos os retrocessos impostos pelo governo de Jair Bolsonaro para o povo indígena.

 

Desde o início do governo Bolsonaro, o desrespeito aos povos originários é gritante. Elencando alguns exemplos, temos a perspectiva nula da demarcação de terras no atual governo, o que gera problemas crônicos para os indígenas; a tramitação, no Congresso, do PL 490, que prevê a revisão do usufruto exclusivo das terras pelos indígenas, previsto na Constituição; o desmonte da Funai, o que fragiliza ainda mais a situação destes povos; a drástica destruição da Amazônia, fato que atinge diretamente os povos originários; além do desmatamento e da retirada de riquezas vegetais e minerais de forma criminosa.

 

Para o coordenador da Secretaria de Políticas Sociais do Sinpro, Raimundo Kamir, “o dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, deve ser celebrado por todos(as) nós em respeito à toda importância e legado, mas como uma forma de conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes, são marginalizados ou excluídos da cidadania. O respeito aos povos indígenas não pode estar restrito à história. É preciso pensar além dos livros!”, afirma.

 

O TV Sinpro vai ao ar ao vivo nesta quarta-feira (10), às 19h, na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.

 

MATÉRIA EM LIBRAS