Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério: a mobilização continua!

Dia 23 de março é o Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério. A data marcou a apresentação do projeto de lei que se transformou na Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/08): 23 de março de 2008.

Com perdas salariais importantes em meio à crise econômica na qual o país mergulhou nos últimos anos, tem sido muito importante destacar que o piso é lei. Nessa quarta-feira (22), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em conjunto com os sindicatos filiados, realizou manifestações em todo o país em defesa da valorização profissional de quem trabalha na educação básica pública, e da real aplicação da Lei do Piso. A mobilização também reivindicou que o governo federal encaminhe a regulamentação da lei de diretrizes e carreira para valorizar professores(as), orientadores(as) educacionais, servidores(as) da carreira assistência e todos que fazem a escola funcionar.

No DF, o debate e a mobilização em defesa do piso nacional também têm sido feitos na perspectiva da recomposição salarial e da reestruturação da carreira, pautas centrais da campanha salarial 2023. Nessa quarta-feira (22), a ação foi o Sinpro nas Cidades, visitas às escolas para debater a campanha. Nesta quinta (23), acontecem as três primeiras plenárias regionalizadas – Brazlândia, Núcleo Bandeirante e Sobradinho -, sempre em dois horários: 9h e 14h.

A próxima assembleia geral está marcada para 26 de abril, podendo ser antecipada se necessário. Acompanhe o site e as redes sociais do Sinpro para se manter informada(o)!

 

MATÉRIA EM LIBRAS