23 de março: Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério

Dia 23 de março é o Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério. A data faz referência ao dia em que foi apresentado o projeto de lei que se transformou na Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/08). Mais do que celebrar a conquista, o Dia Nacional do Piso Salarial do Magistério vem para reafirmar a luta para que a lei se cumpra.

Fortalecer a educação pública e garantir sua qualidade passa por, necessariamente, valorizar os profissionais da educação. Entre as estratégias para isso estão planos de carreira consistentes e valorização salarial. A Lei do Piso veio nesta direção, mas ainda é necessário defendê-la para que seja efetivamente cumprida nos estados e cidades brasileiras.

Nessa terça-feira (19), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizou mobilizações em todo o Brasil em defesa do cumprimento do Piso Salarial Profissional do Magistério, Carreira e do Ensino Médio.

No DF, professores(as) e orientadores(as) educacionais seguem em luta para que o governo Ibaneis cumpra o Plano Distrital de Educação (PDE), que completa dez anos no ano que vem tendo, ainda, muitas metas descumpridas – entre elas, a meta 17, que equipara o vencimento básico dos profissionais do magistério à média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior.

Hoje, das 29 carreiras de nível superior do DF, o magistério ocupa o 26º lugar no ranking de remuneração, e penúltimo lugar quando o foco é o valor do vencimento básico.

É por isso que seguimos em luta e nossa campanha salarial está na rua! A assembleia geral realizada na última quarta-feira (20) aprovou a reivindicação de 19,8% rumo à meta 17! Esse é o índice necessário para repor as perdas inflacionárias geradas de janeiro de 2019 a dezembro de 2023.

MATÉRIA EM LIBRAS