Dia do orientador e da orientadora educacional – É preciso valorizar este profissional

Dia 4 de dezembro é dia de reconhecer o trabalho dos(as) pedagogos-orientadores educacionais, profissionais que contribuem para o desenvolvimento pessoal do(a) aluno, ouvindo, ajudando a fazer escolhas, trabalhando valores, traçando metas e motivando no estudo. Ajuda a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica e trabalha em parceria com toda a equipe escolar.

O(a) orientador(a) tem um importante papel dentro da escola. Ao lado do(a) diretor(a), do(a) coordenador(a) pedagógico(a), do professor(a) e demais membros da equipe escolar, é parte importante da escola e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento integral de cada estudante, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo na sociedade, como também preparando para o mundo do trabalho, cada vez mais disputado. Mesmo diante deste importante papel, o Governo do Distrito Federal não amplia a política de concurso público e ainda não valoriza o profissional enquanto integrante da carreira do magistério público. O descaso do GDF é notório, uma vez que ainda temos muitas escolas sem nenhum(a) orientador(a) ou com um número exorbitante de estudantes por orientador(a).

A diretoria do Sinpro-DF tem travado uma luta permanente pelo fortalecimento desse importante segmento da categoria, lutando pela ampliação do número de cargos em número suficiente para atender a demanda existente.

Para o diretor do Sinpro Luciano Matos, a falta desses profissionais acarreta uma série de problemas, que perpassam desde o prejuízo aos estudantes à sobrecarga de trabalho, acarretando o adoecimento desse profissional. “É preciso ter respeito pelos orientadores e orientadoras educacionais, pois desempenham um papel de extrema importância na educação pública do DF. Diante disso exigimos a contratação de mais orientadores, pois a escolarização do estudante vai além da sala de aula”, afirma o diretor do Sinpro.

 

Encontro no dia 16 de dezembro

Os(as) pedagogos-orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) têm um importante compromisso no dia 16 de dezembro, às 9h, na Chácara do Sinpro. A data será um momento de comemorarmos o nosso dia e faz parte do calendário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), sendo uma conquista do Sinpro e da categoria. Para participar do encontro dos(as) orientadores(as) no dia 16 de dezembro, faça já a sua inscrição clicando aqui.

Não perca!

MATÉRIA EM LIBRAS