Dia do estudante é dia de luta!

O 11 de agosto é o dia do advogado e do estudante – e as duas datas comemorativas têm a ver uma com a outra.

No dia 11 de agosto de 1827, D Pedro II instituiu o primeiro curso de direito do país – a faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, fundada em março de 1828.

Nas comemorações dos cem anos da criação dos cursos de direito no país, o advogado Celso Gand Ley sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

Desde então, advogados e estudantes dividem as comemorações pelo seu dia no 11 de agosto – que também é o aniversário da criação da União Nacional dos Estudantes, a UNE, em 1937.

O Sinpro, que sempre esteve ao lado da classe estudantil em suas pautas históricas, deseja a todos(as) os(as) estudantes do país um feliz dia, e que a história do 11 de agosto contribua para a reflexão do tanto que nós (professores e estudantes) já lutamos e ainda temos que lutar por uma educação laica, de qualidade e socialmente referenciada, que irá proporcionar uma sociedade mais justa, crítica e igualitária.