11 de agosto: Dia do Estudante

11 de agosto é o dia daqueles e daquelas que são o motivo e a razão do nosso trabalho: os estudantes.

São nossos parceiros e parceiras na luta pela valorização da escola pública, por uma educação pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. São aqueles e aquelas que não se acomodam diante da injustiça, do sucateamento e daqueles que subestimam seus sonhos e seu futuro.

Estudantes sempre foram protagonistas na história de nosso país! Nunca fugiram à luta em defesa da soberania nacional, como na campanha O Petróleo é Nosso; da democracia, como nas Diretas Já; do combate à corrupção, como no Fora Collor; e da educação pública, como na campanha por 10% do PIB e contra a mercantilização da educação.

Ocuparam ruas, escolas e parlamentos, ocuparam corações e mentes da população, e assim contribuíram para a construção de vitórias fundamentais, no passado e no presente, como o fim do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) e a revisão do Novo Ensino Médio. E outras virão!

Diante da violência que as escolas vêm sofrendo, seja em ataques como os verificados no início deste ano, seja no sucateamento promovido por alguns governos, ou na desqualificação do ato de ensinar e no espaço escolar – como em iniciativas como a Lei da Mordaça ou o homeschooling -, os estudantes não titubeiam: são personagens fundamentais da resistência e da defesa da educação como direito de todos.

Por tudo isso e pelo belo futuro que, certamente, construirão, o Sinpro-DF celebra o Dia do Estudante com carinho, com orgulho e com esperança. Pois, como disse Milton Nascimento, “há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto”. Viva os e as estudantes do DF e do Brasil!

MATÉRIA EM LIBRAS