Dia da união dos povos latino-americanos

21 países. Um só povo formado por inúmeras culturas, diversas etnias, várias línguas diversas origens, religiões, tradições. Neste 24 de março, comemoramos o dia da união dos povos latino-americanos.

Informação difícil de ser encontrada pelo algoritmo do Google. A busca por “Dia da União dos Povos Latino-Americanos” traz poucas informações relevantes.

A instituição que busca cuidar da integração regional é a Unasul. Criada em maio de 2008, ela tem como objetivos gerais a integração dos países nos âmbitos social, cultural e político. Os países membros devem juntos construir esse espaço de diálogo. “O Mercosul é a união econômica da região. A Unasul tem essa função no âmbito político e social”, explicou Evo Morales, ex-presidente (deposto) da Bolívia em sua fala no auditório do Sinpro em 2 de janeiro. É pra fortalecer os laços entre todos nós. União. Amizade. Cooperação.

Segundo o “Tratado Constitutivo da Unasul”, assinado em 23 de maio de 2008, as principais características da Unasul focam no fortalecimento de laços entre os países membros.

Todos esses pontos devem ser desenvolvidos para que os países busquem uma identidade sul-americana, com vistas à maior integração e o bem-estar da população. Isso, sem deixar de lado a diversidade cultural da região.

Somos um povo alegre e amigo, com tradição de paz, tão importante nos dias em que vivemos.

MATÉRIA EM LIBRAS