DF tem 27 mil crianças fora de creches e prevê apenas mil vagas

Uma das principais promessas de campanha do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) era a construção de 369 creches no Distrito Federal. O número seria mais do que suficiente para resolver o problema de crianças de 0 a 3 três anos que estão sem vagas nas instituições de ensino.
Passados três meses do novo governo, a realidade se mostra muito diferente. Com a crise financeira herdada do governo anterior, o Distrito Federal tem 27 mil crianças fora de creches. Ao todo, as 87 instituições do DF atendem cerca de 14 mil crianças. A Secretaria de Educação prevê, neste mês, a construção de apenas mais nove unidades. Isso supriria cerca de mil vagas. Cada creche terá 112 vagas.
A falta de vagas em creches reflete no cotidiano de mães. A técnica administrativa Lilian Benevides dos Santos é mãe de Maria Clara, de três anos. Desde 2013, a menina está na lista de espera para entrar em creches na Asa Norte (região central de Brasília). Cansada de esperar, ela arrumou um emprego em dezembro e deixa a criança com a mãe.
“Ela tem problemas de saúde e às vezes preciso pedir para a minha tia, minha irmã cuidar. É bem complicado. E tem situações piores. Eu tenho a minha mãe que ajuda. Mas e outras mulheres que precisam trabalhar e não tem?”, indaga.
A bacharel em direito Mariana Fraga Vilela também está com problemas para conseguir uma creche para Giovanna, de 2 anos. Ela está na lista de espera desde o início do ano passado. Desempregada, Mariana diz que o marido, músico, paga os R$ 400 por meio período em uma creche particular: “Eu não posso trabalhar por que não consigo pagar uma creche em período integral.
Ela diz que quando procura a vaga é informada que há mais de 1.000 crianças à frente da filha dela na fila. “Acho um desrespeito com a sociedade. Descaso deles nunca informarem direito”, reclama.

Problemas com creches conveniadas

A crise financeira do DF também está refletindo em crianças que conseguiram creche. Na última quarta-feira (11), uma creche da Asa Norte entrou em greve por falta do dinheiro do repasse para custeio de despesas. Após um protesto e negociação. O GDF acertou os valores nesta quinta-feira (12).
Até a última quarta, oito creches estavam sem o dinheiro do repasse. O governo diz que deve resolver todas as pendências até o dia 20 de março. Atualmente, o DF conta com 1 creche pública, 27 Centros de Educação Para a Primeira Infância, CEPI’s (prédio público e gestão conveniada) e 59 convênios, totalizando 87 creches.
(Do Uol)