Deputados declaram greve justa, prestam apoio à categoria e levam carta ao governador

Professores/as superlotaram o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã desta terça-feira (4). Após a realização da Assembleia Geral, a categoria em greve realizou uma passeata pelo Eixo Monumental até a CLDF para cobrar do Parlamento  uma atuação mais precisa junto ao Governo do Distrito Federal (GDF) no sentido de viabilizar uma proposta.
“A categoria foi recebida pela presidência da Casa. Mesmo sem espaço suficiente no auditório, a categoria foi recebida pelo presidente da Casa, deputado Joe Valle, e pelos deputados Chico Vigilante, Wasny de Roure, Reginaldo Veras. E mesmo sem poder adentrá-lo, os professores/as permaneceram no local. Foi uma das maiores manifestações que a categoria já realizou na CLDF”, relata Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro-DF.
O presidente da CLDF, Joe Valle (PDT), e os deputados distritais Wasny de Roure (PT), Reginaldo Veras (PDT) e Chico Vigilante(PT) posicionaram-se em favor do pleito da categoria e se comprometeram em fazer a “Carta dos/as professores/as e orientadores/as educacionais aos deputados distritais” chegar aos demais parlamentares e ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg.
Eles foram enfáticos na defesa da legitimidade e da justeza da greve, que, nesta quarta, segue para o 22º dia. Os deputados Ricardo Valle (PT) e Wellington Luiz (PMDB) justificaram a ausência e comunicaram seu apoio à luta dos/as professores/as. Os deputados que receberam os manifestantes afirmaram também que a Casa está solidária e disposta a continuar intercedendo pela categoria. Na semana passada, a intervenção de vários deputados e da CUT Nacional foi decisiva para a abertura das negociações.
“Graças à força do movimento, à atuação da CUT e à interlocução de vários deputados, o GDF abriu as portas do Palácio do Buriti para o reestabelecimento da mesa de negociação e da viabilização de construção de uma proposta e a realização da reunião de negociação nesta quarta-feira, 5”, afirma Cláudio Antunes, diretor de Imprensa.
[nggallery id=651]