Democratização da comunicação é tema de live, nesta quarta (25)

As origens do movimento em defesa de uma comunicação que permita que todos falem e sejam ouvidos será debatida virtualmente nesta quarta-feira (25). A live “As origens do FNDC e do movimento pela democratização da comunicação no Brasil” faz parte das atividades comemorativas dos 30 anos Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. O Sinpro-DF retransmitirá ao vivo o debate, na página de Facebook. O início será às 19h.

 

Participação da live Murilo César Ramos, professor emérito da Faculdade de Comunicação da UnB e fundador e pesquisador sênior do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom); Teresa Cruvinel, jornalista, colunista e comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC; e Marcos Dantas, professor titular da Escola de Comunicações da UFRJ. Pesquisa sobre economia política da internet e ambientes regulatórios nas comunicações.

Nos anos 1980, o movimento pela democratização da comunicação começou a se organizar efetivamente no país por meio da Frente Nacional por Políticas Democráticas de Comunicação (FNPDC). Esta Frente foi fundamental, na época, para impulsionar o debate político e teórico que resultou na finalização dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte que preparava a nova Constituição Federal.

Ao final, foi instituído o capítulo V da Carta Magna, com artigos que tratam especificamente da Comunicação. Para manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de políticas que democratizassem de fato as comunicações, a Frente acabou dando origem, anos mais tarde, ao FNDC.

Serviço
Live FNDC30 anos – As origens do FNDC e do movimento pela democratização da comunicação no Brasil
Data: quarta-feira, 25/08
Hora: 19h
Transmissão: Canal do FNDC no Youtube e Página do FNDC no Facebook | Retransmissão na página do Sinpro-DF no Facebook

Fonte: FNDC, com edição do Sinpro-DF