Debate eleições 2022 | O que pensam os candidatos ao Senado Federal para a educação

Com o papel de fiscalizar, criar leis e controlar os atos do Poder Executivo, o Senado Federal tem, cada vez mais, uma importância crucial para a aprovação ou para barrar projetos de lei que sejam prejudiciais para a população e para a classe trabalhadora como um todo. Nas eleições deste ano, os(as) eleitores(as) da capital do país terão onze candidatos(as) para ocupar uma cadeira no Senado: Alexandre Bispo (PSDB); Damares Alves (Republicanos); Dr. Carlos Rodrigues (PSD); Elcimara (PSTU); Expedito Mendonça (PCO); Flávia Arruda (PL); Joe Valle (PDT); Marcelo Hipólito (PTB); Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede); Rosilene Corrêa  (PT); e Tenente Coronel Souza Júnior (DC).

Com perfis e ideologias políticas diversas, é crucial analisar as propostas políticas que cada candidato(a) coloca à mesa do seu eleitorado, principalmente aquelas referentes à Educação, assim como relembrar como cada um(a) se posicionou diante de projetos de lei polêmicos e daqueles que fizeram parte da onda de retrocessos liderado pelo governo de Jair Bolsonaro.

Para facilitar a análise dos(as) professores(as), orientadores(as) educacionais e da comunidade escolar, o Sinpro-DF apresenta um recorte dos quatro primeiros colocados nas intenções de voto e apurou o que apresentaram para a educação pública nos debates, entrevistas realizadas até agora, além do histórico político de cada um. A pesquisa de intenção de votos levada em consideração foi a do Ipec, publicada no dia 30 de agosto.

Confira abaixo uma breve análise de Rosilene Corrêa, Flávia Arruda, Damares Alves e Joe Valle.

 

Rosilene Corrêa (PT)

A professora Rosilene Corrêa tem, dentre suas propostas, a defesa da educação de qualidade, da creche à universidade. Em parceria com Lula, vai lutar pela criação de creches, valorização profissional, fortalecimento da escola pública e pela expansão do ensino médio integrado ao técnico, oferecendo oportunidades e futuro para a juventude. Vai defender a ampliação de vagas no ensino superior, o fortalecimento da UnB, da UnDF, dos IFs e as cotas como mecanismo de inclusão social e igualdade racial. Sua plataforma política mantém a luta que sempre travou enquanto diretora do Sinpro para a valorização da categoria e da educação pública.

 

Flávia Arruda (PL)

Como deputada federal, Flávia Arruda votou em projetos que se colocavam contra os interesses da classe trabalhadora. Além de votar a favor da reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência, a parlamentar foi favorável ao PL 4372/2020, projeto que repassa recursos do FUNDEB para o setor privado; à regulamentação do homeschooling (PL 3179/2012), que abre uma porta para a insegurança jurídica e para desrespeitar minorias da nossa sociedade; e a educação como atividade essencial (PL 5595/2020), atitude inconsequente que colocou o magistério público em risco de novos contágios e de morte pela obrigatoriedade de voltar às salas de aula no momento que a pandemia da Covid-19 estava em alta.

Enquanto candidata ao Senado, não foram encontradas propostas de Flávia Arruda para a educação. A pesquisa foi feita nos canais de comunicação oficiais da candidata.

 

Damares Alves (Republicanos)

Envolvida em diversas polêmicas, por declarações controversas e projetos de lei prejudiciais à classe trabalhadora, Damares Alves acumula fatos e declarações preconceituosas. Dentre essas falas, justificou o abuso sofrido pelas meninas da Ilha de Marajó, no Pará, por falta de calcinhas; que os atuais moldes do Enem podem atrapalhar as famílias; que a Igreja Evangélica perdeu espaço nas escolas para a ciência; e por dizer que a personagem Elsa, do filme Frozen, é lésbica.

Uma candidata como esta, que se utiliza de comentários preconceituosos, ultrapassados e que criminaliza a figura feminina, não pode se apresentar como alguém que lutará pela família brasileira e que defenderá a população do Distrito Federal.

Enquanto candidata ao Senado, não foram encontradas propostas de Damares Alves para a educação. A pesquisa foi feita nos canais de comunicação oficiais da candidata.

 

Joe Valle (PDT)

Fiel escudeiro do ex-governador Rodrigo Rollemberg, Joe Valle apoiou projetos polêmicos e prejudiciais para a classe trabalhadora defendidos pelo ex-titular do Palácio do Buriti. Dentre os projetos destacam-se a votação favorável à unificação dos fundos financeiro e previdenciário, mudança que impacta fatalmente na aposentadoria de todos os setores do funcionalismo do DF.

Outro projeto foi o PL 1486/17, que autoriza a criação do Instituto Hospital de Base (IHBDF), transferindo a gestão pública do Base à uma entidade privada. A manobra trouxe instabilidade a centenas de funcionários(as) e a incerteza sobre a gratuidade dos serviços do centro médico.

MATÉRIA EM LIBRAS