CUT repudia desocupação de sem terra e falta de palavra do GDF

A CUT e os sindicatos filiados repudiam ação do Governo do Distrito Federal, que, com uso de excesso de força policial, desalojou na manhã desta quinta-feira (19) cerca de 10 mil trabalhadores sem terra do acampamento Rosa Luxemburgo, localizado na região da Ponte Alta (próximo à Santo Antônio do Descoberto).
O governador Rodrigo Rollemberg não só usou de força policial como descumpriu acordo feito em mesa de negociação com trabalhadores da Frente Nacional de Luta – FNL na última segunda-feira (16).
Neste encontro em que esteve presente o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, e outros cinco representantes do GDF, houve acordo com o movimento para garantir que as famílias fossem realojadas em um programa de habitação urbana.
Na ocasião, ficou decidido que a FNL cadastraria os trabalhadores acampados e que os mesmos seriam realojados de acordo com suas necessidades, dando prioridade aos de baixa renda. O governo garantiu ainda que nenhuma ação de desocupação para cumprimento de mandado de reintegração de posse seria realizada até o próximo dia 24, data limite para entrega do cadastro.
desocupaçãoNo entanto, para surpresa dos trabalhadores, mais de mil policiais militares e funcionários da Agefis e Terracap invadiram a área na manhã desta quinta-feira, dia 19, retirando as famílias do acampamento e destruindo barracas e alojamentos coletivos, onde se encontravam centenas de homens, mulheres e crianças.
Solidária aos trabalhadores sem terra e sem teto, a Central Única dos Trabalhadores não só repudia a violência e o desrespeito praticados pelo GDF, como exige que o governador trate com dignidade os companheiros e as companheiras da FNL e cumpra a promessa para realojar as famílias em programas habitacionais.
Além das famílias desalojadas, todo o conjunto de trabalhadores do Distrito Federal se sente profundamente desrespeitado com a quebra de palavra e de acordo pelo governo e sua equipe. Com essa atitude, o governo mostra mais uma vez sua falta de compromisso com os trabalhadores, assim como tem agido com os servidores.  Nesse episódio grave, o governador não atendeu os interesses do povo, utilizando-se de aparatos institucionais do estado que deveriam proteger a população para coagir, inibir e atingir a classe trabalhadora.
Fonte: CUT Brasília