CUT lança campanha para doação de medula

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está promovendo a Campanha “Doe Medula. Promova a Vida” em vários estados do país. As doações no Distrito Federal podem ser feitas na Fundação Hemocentro de Brasília, localizada no Hospital Base (SMHN Quadra 101 – Bloco A – Mezanino). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3325-5055. Participe deste ato. Com um simples gesto de solidariedade como este você pode salvar várias vidas.

O que é o transplante de medula óssea?
O transplante de medula óssea (TMO) é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Quando não há doador na própria família, começa a busca por um doador cadastrado no REDOME. A medula óssea é o local onde se produz o sangue (popularmente, o tutano do osso). São as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, chamadas células tronco hematopoéticas.
O transplante é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.
O paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, onde as células-mãe do sangue colhidas do doador são colocadas em uma bolsa de “sangue” e transfundidas para o paciente, que ao circularem pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a “pega” da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.

Como funciona a doação de medula óssea no Brasil:
• Se você tem entre 18 e 55 anos deverá procurar na sua cidade ou região um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e cadastre-se;
• O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade/tipagem HLA. (não há necessidade de estar em jejum);
• Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
• Se você for compatível será chamado;
• Você será consultado para decidir se de fato quer doar;