Curso sobre autismo infantil será ministrado em Brasília

No próximo dia 30, psicólogos, psicopedagogos e pedagogos/professores que atuam em salas de aula, profissionais da área da saúde, pais de autistas, estudantes de pedagogia e psicologia poderão participar de um curso sobre autismo infantil. O objetivo é proporcionar aos participantes as bases para a compreensão e acompanhamento das crianças autísticas nas escolas e no seio das suas famílias.

O curso será realizado no Colégio Sagrado Coração de Maria, localizado na 702 norte,  na Sala multimídia, e o investimento é de R$ 250. Ao término da atividade, os participantes receberão certificado de conclusão.

O ministrante é Carlos Arturo Molina-Loza, renomado Psicólogo, formador de terapeutas de família, especialista no tratamento de crianças autísticas. Autor de vários livros sobre terapia familiar e de casal, e de diversos artigos sobre autismo infantil, que já Ministrou  cursos e palestras no Brasil, América Latina e Europa.

Sobre o autismo

O autismo infantil — também conhecido como síndrome de Kanner — tem sido, desde sua definição pelo psiquiatra austríaco Leo Kanner, em 1943, um verdadeiro quebra cabeça para pais e profissionais encarregados do diagnóstico e do tratamento.

As descobertas em 1944, do também psiquiatra austríaco Hans

Asperger, quem por sua vez definiram um transtorno relativamente próximo chamado síndrome de Asperger, vieram a tornar o panorama mais complexo.

Durante anos, a dificuldade para realizar um diagnóstico precoce e preciso — devido, em parte, a que o autismo não tem aquele sintoma que serviria de divisor de águas, o chamado signo patognomônico — conduziu os pesquisadores à criação de diagnósticos constituídos por diversas listas de sintomas. Motivo pelo qual há quase tantas propostas como especialistas dedicados ao autismo infantil.

A confusão gerada pela profusão de hipóteses diagnósticas tem provocado um danoso atraso tanto no diagnóstico como tratamento das crianças. Se levarmos em consideração que o autismo infantil pode surgir nos primeiros dias de vida dacriança, compreenderemos que a demora no início de um tratamento adequado aumenta as dificuldades de desenvolvimento da criança.

Por isso, nosso curso fará uma grande ênfase no diagnóstico precoce e, em um segundo momento, em uma intervenção não apenas precoce senão também adequada para cada fase do desenvolvimento da criança e do transtorno. Um diagnóstico de autismo que não vem acompanhado de uma proposta de intervenção apenas coloca nas mãos dos pais, das famílias e de todos os responsáveis por seus cuidados, uma bomba.

Todas as pessoas envolvidas com as crianças autísticas deveriam contar com o conhecimento suficiente para permitir que sua interação com elas não seja apenas inócua, mas que contribua ao seu desenvolvimento.

Serviço:

DATAS: 30/03 – 13/04

HORÁRIO: das 08:00 às 13:00 horas

LOCAL: Colégio Sagrado Coração de Maria. Quadra 702 Norte. Sala multimídia

PÚBLICO ALVO: psicólogos, psicopedagogos, pedagogos/professores, pais de crianças autísticas, profissionais da área da saúde, estudantes de pedagogia e psicologia.

INVESTIMENTO: R$ 250,00

Será expedido certificado

CONTATO:

simonemazevedo@yahoo.com.br

(61) 99119 9559

 

 

 

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