Curso para prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 
Começa, na primeira semana de abril, o primeiro curso de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. As inscrições estão abertas até o dia 27 de março pelo endereço eletrônico cursoviolenciasexual@gmail.com (confira informações no final)
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Criança em parceria com a Educação para capacitar servidores das Secretarias da Educação (carreiras magistério público, assistência à educação e conselhos escolares), da Criança e conselheiros tutelares a atuarem na prevenção e também na intervenção em casos de suspeita ou de confirmação de ocorrência de violência sexual contra crianças e adolescentes.
O curso, cujo título é Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, vai ocorrer entre 1º de abril e 27 de maio deste ano, com carga horária de 60 horas aulas, das quais serão 15 horas em ambiente presencial e, 45, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Um dos objetivos do curso é estreitar a relação dos profissionais da educação e da assistência social com os demais agentes operadores do direito da infância.
Destacam-se também como uma das metas do curso, o esclarecimento sobre os conceitos teóricos sobre abuso e exploração sexual e as principais características das crianças e adolescentes vítimas dessas violações, bem como a compreensão do funcionamento da rede de proteção de crianças e de adolescentes em situação de violência sexual no Distrito Federal.
Na aula inaugural haverá um momento para contextualização da temática e os demais encontros vão tratar da compreensão da Rede de Proteção do DF. O ciclo de palestras será realizado em encontros quinzenais e a fundamentação teórica em violência sexual e seus temas transversais serão estudados na plataforma Moodle, em 45 horas aulas. Os encontros presenciais serão às segundas-feiras, a partir do dia 1º de abril, nos turnos matutino ou vespertino.
 
Serviço
 
Período do Curso
De 1º de abril a 27 de maio de 2013
 
Público-Alvo
O Curso será oferecido aos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (carreiras Magistério Público, Assistência à Educação e Conselhos Escolares), servidores da Secretaria de Estado da Criança e Conselheiros Tutelares.
 
Além do vínculo com uma das categorias profissionais, para realizar a pré-inscrição, é necessário ter acesso próprio à internet para realizar as atividades na plataforma moodle, que são obrigatórias para obter a certificação no curso.
 
Inscrições e informações
As inscrições poderão ser feitas até 27 de março de 2013,com opção de aulas no turno matutino ou vespertino.
 
Profissionais da Secriança e conselheiros tutelares devem encaminhar e-mail para cursoviolenciasexual@gmail.com com os seguintes dados:
 
• Nome completo sem abreviaturas;
• Turno para realização do curso (matutino ou vespertino)
• Data de Nascimento;
• CPF;
• E-mail;
• Matrícula;
• Data de admissão;
• Telefone para contato;
• Local de trabalho;
• Telefone de trabalho.
 
Profissionais da Secretaria de Educação devem se inscrever pelo site da EAPE: www.eape.se.df.gov.br
 
Obs.: A efetivação da inscrição está sujeita a disponibilidade de vagas.