Inscrições abertas para o curso de formação continuada Educação Antirracista e Práticas Insurgentes
Estão abertas até o dia 09/08 as inscrições para o curso curso de formação continuada Educação Antirracista e Práticas Insurgentes, oferecido pela ANPUH-DF (Associação Nacional de História), com carga horária de 30 horas.
Ele é destinado para docentes da rede pública e de escolas privadas, estudantes de graduação, pós-graduação e público em geral, com aulas das 19h às 22h, em modelo presencial (PPGHIS/UnB) ou virtual. As aulas começam dia 13/08.
Os associados da ANPUH não pagam inscrição, para os demais o valor é de R$50 (por PIX ou transferência bancária).
São dois módulos principais. O primeiro é sobre “Festividades negras e resistências: samba e axé dão ritmo, a alegria e o tom de muitos festejos populares por todo o Brasil”, em que se debate as festividades e os ritmos negros como afirmação de resistência em diferentes temporalidades da história do Brasil.
O segundo é “Intelectualidades Negras: processos de existência e resistência”: o módulo privilegia a reflexão sobre as relações de poder que se materializam na construção das identidades nacionais, singularizando a atuação da população negra brasileira e suas subjetividades. Como as variadas formas de racismo e sexismo afetam o olhar e os conceitos de uma determinada identidade nacional. Visa destacar perspectivas positivas a partir de reflexões que se debruçam em estratégias de resistências, historicamente constituídas e por vezes invisibilizadas.
Ministram o curso as professoras Dra. Renata Melo (Presidenta ANPUH-DF), Dra. Ada Vitenti (Conselho) e a Ma. Keilla Vila Flor.
Link para inscrição, mais informações sobre os módulos das aulas, cronograma das mesmas e dados para fazer o pagamento, clique aqui.