Curso “Desenvolvimento à moda brasileira” chega ao fim com apresentação de artigos

Terminou na noite da última sexta-feira, 25, o Curso de Formação Política “Desenvolvimento à moda brasileira – dinheiro e desigualdades na educação”, realizado pela Secretaria de Aposentados(as) do Sinpro-DF, em parceria com a Secretaria de Formação. A responsável pelo curso foi a professora mestre e doutora em Educação Urânia Flores da Cruz, autora do livro de mesmo nome, que foi a referência para os debates.

O encerramento foi em formato de seminário de apresentação dos trabalhos e de certificação. O evento foi presencial – embora os encontros tenham sido realizados em formato remoto -, e se deu com a apresentação dos artigos dos participantes. “Foi um momento muito especial do curso, no qual foi possível verificar o crescimento de todos nós”, afirma a professora Urânia. “O que queríamos era olhar a educação por meio do processo de desenvolvimento da nossa sociedade”, destaca ela.

Para Luciana Custódio, diretora da Secretaria de Formação do Sinpro, vincular o conteúdo teórico à prática foi um grande trunfo do curso. “A formação política é um instrumento de luta, e foi muito importante podermos abordar temáticas essenciais deste momento que vivemos, em meio à disputa de projetos e de narrativas na nossa sociedade”, pontua ela.

“Um objetivo central era debater e compreender como se construiu a concepção de educação que prevalece hoje”, aponta Meg Guimarães, também diretora da Secretaria de Formação do Sinpro. “Refletimos sobre os desafios da atualidade em relação às novas tecnologias, e quais os desafios para que elas estejam à disposição do desenvolvimento e da igualdade”, conclui.

“Foi muito importante a realização desse curso no segundo semestre de 2021”, considera a diretora da Secretaria de Aposentados Sílvia Canabrava. “Conseguimos nos reinventar, superando as dificuldades com as tecnologias para acompanhar o curso em formato remoto”. Sílvia lembra, também, que a secretaria agora retomará as atividades presenciais.

O conteúdo do curso trouxe para o debate o desenvolvimento brasileiro e suas relações com o campo da educação, visando a identificar bases estruturantes. Foram discutidas as mudanças que a economia mundial vem sofrendo e, em especial, como as inovações tecnológicas influenciam as estruturas sociais. A metodologia foi centrada na participação, por meio de dinâmicas organizadas a partir da leitura e interpretação do texto, baseada na ação-reflexão-ação, a fim de situar a problemática estudada.