Currículo das escolas militarizadas no DF é tema de livro

A preocupação sobre de que forma a militarização das escolas públicas do Distrito Federal tem atendido aos critérios da reforma empresarial da educação, além de revelar as contradições surgidas nas escolas já militarizadas foi abordado pela professora Edna Mara Corrêa no livro Currículo das escolas militarizadas no Distrito Federal. A obra, que expõe um tema atual e preocupante para a educação, será lançada no dia 11 de março, às 19h, na Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) de Ceilândia (QNM 27, Módulo B). No dia 7 de março, também às 19h, a professora realizará uma Live para debater um pouco mais o assunto.

Segundo Edna Mara, o currículo dos colégios cívico-militares é modificado com a presença dos militares nas unidades escolares da rede pública de ensino. “Durante a pesquisa verificamos que a militarização   das   escolas   públicas   vai   ao   encontro de interesses   mercantis   dos reformadores e, portanto, contrário à universalização do ensino e a oferta de uma educação pública de qualidade”, salienta.

As reformas instituídas na educação brasileira desde 2016 acentuaram a precarização do ensino com a padronização imposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras políticas educacionais vigentes, que desde então visam o desmonte da educação pública para a sua entrega à iniciativa privada. Esse movimento é chamado por estudiosos de Reforma Empresarial da Educação. Uma das ações do atual governo nesse processo é a militarização das escolas públicas, favorecendo a criação da estrutura necessária para a entrega das escolas à iniciativa privada.