"Cultura do Estupro" é tema de palestra no CEM 01 do Riacho Fundo 1

cem01_rf
Estudantes do 1° ano do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Riacho Fundo 1 tiveram a oportunidade de debater sobre a “cultura do estupro”, durante palestra realizada a pedido da coordenadora pedagógica da unidade de ensino, professora Luana. O objetivo foi mostrar como tal cultura transforma homens em estupradores e mulheres em vítimas.
O interesse pela temática surgiu a partir de trabalho feito durante as aulas de Filosofia, ministradas pela professora Lucianny.
De acordo com a palestrante, professora Dhara Cristiane de Souza, debater sobre a opressão que as mulheres sofrem ante o privilégio social de ser homem suscitou a compreensão de como se dá a construção social a respeito de “homens” e “mulheres”.
cem01_rfb
O debate a respeito da relação de poder, desigual, implícita, que leva à redução das possibilidades de autonomia, ação e protagonismo das mulheres foi abordado ao compreender-se a misoginia, o sistema patriarcal e o machismo. “A cultura do estupro pressupõe relação de poder e revela o processo social de constrangimento que garante a manutenção dos papéis de gênero. A culpa não é da vítima! Sexo sem consentimento é estupro!”, enfatizou Dhara Cristiane.
cem01_rfc
Durante a atividade, os(as) estudantes tiveram abertura para questionar e eram respondidos prontamente, o que provocou um clima de grande curiosidade sobre a temática, favorecendo o sucesso do evento.