CopEja utiliza o esporte como estratégia para permanência do aluno na escola

Um projeto desenvolvido pela Coordenação Regional de Ensino do Gama tem utilizado a prática esportiva como ferramenta para diminuir a evasão escolar e manter os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas unidades escolares do Gama. O projeto transdisciplinar CopEja conta com a participação de cinco unidades escolares da região administrativa e traz como objetivo a Educação para a Vida em uma Unidade de Ensino do Distrito Federal.

Em parceria com a Unidade de Educação Básica (Unieb) da Coordenação Regional de Ensino, o CopEja foi ampliado para as demais escolas que ofertam EJA Terceiro Segmento e Ensino Médio noturno. A intenção é aproveitar o potencial de uma iniciativa oriunda dos esforços de membros de uma unidade de ensino para possibilitar que toda a comunidade escolar do noturno possa usufruir dos resultados conquistados nos últimos anos de realização do projeto.

Durante cinco dias (10 a 14 de junho), estudantes do CED 07, CEM 01, CEM 02, CEM 03 e CEDGT participam de modalidades individuais (corrida, xadrez, dominó e tênis de mesa) e coletivas (vôlei, futsal, queimada e basquete). Além de promover a integração e o preparo da pessoa para o exercício da cidadania, o programa, por meio de práticas desportivas, desenvolve hábitos saudáveis de vida, oportunizando o desenvolvimento biopsicossocial à medida que utiliza o esporte como meio de educação, de promoção da disciplina, da iniciativa, da cooperação e do controle emocional.

Os jogos acontecem em respeito à Semana de Educação para a Vida, conforme a Lei Federal nº 11.998/2009. “O objetivo é tornar a escola mais atrativa para os alunos e estimular a sua permanência por meio da prática de esportes, das atividades físicas e das interações provenientes desse projeto. Os alunos realizam treinos, participam da organização dos jogos, atuam como atletas, apresentadores, cerimonialistas e outras funções necessárias para a organização do evento”, pontua Thaís Cristina de Almeida Freire, professora de Educação Física, atuando como coordenadora pedagógica.

 

Clique aqui e confira o álbum de fotos do Facebook.