Coordenação pedagógica: um elo com a educação

O coordenador pedagógico tem uma importante função dentro da escola, já que cabe a ele identificar as necessidades dos(as) professores(as) e com eles(as) encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade. Responsável pela condução dos trabalhos pedagógicos, que vão desde a organização do calendário de provas a discussão interdisciplinar, o coordenador é um elo com a educação. “Se você tenta construir uma educação dentro de uma perspectiva interdisciplinar, precisa de um elo. Este elo é o coordenador pedagógico, que faz o link entre a ciência exata e a humana, por exemplo”, explica o professor Olímpio Sabino Lourenço, do Centro de Ensino Médio 02 do Gama.
Olímpio comenta que as principais dificuldades do segmento estão na compreensão das pessoas a respeito da coordenação. “As pessoas foram formadas dentro de uma lógica disciplinar e a dificuldade é garantir um diálogo dentro das diferentes áreas”, analisa o professor, ressaltando que o número de profissionais da área poderia aumentar, fato que melhoraria ainda mais o rendimento da escola.
“A coordenação pedagógica é importante desde que vire um momento de estudo do professor e não somente um momento pedagógico. É necessário transformar a coordenação em um momento de formação do professor, também”, finaliza.
Olímpio Sabino Lourenço
CEM 02 do Gama