Convocação para os professores de educação física

Reunidos no último dia 25, os professores de Educação Física decidiram realizar plenárias regionais para aprofundar a discussão da circular nº 140, que estabelece as diretrizes da disciplina para o ano que vem.

Os debates dessas plenárias serão sistematizados para a realização de um seminário, quando será finalizada uma proposta formal da categoria a ser encaminhada ao GDF para negociação. Eles vão também discutir o projeto de lei nº 473/07, que trata da nossa profissão.

O Sinpro solicita que nas plenárias regionais os professores apresentem propostas pedagógicas que foram desenvolvidas com sucesso com a disciplina dentro da grade.

A circular n° 140 tem como um de seus itens a resolução de retirar as aulas de educação física da grade horária regular, movendo-a para o turno contrário. Para o Sinpro, essa iniciativa é incompatível com a intenção de integrar a educação física com as outras disciplinas. A educação física é uma disciplina tão importante quanto as demais e deve ser mantida na grade, embora talvez a prática desportiva – que é apenas parte do que a disciplina tem a oferecer – possa ser colocada em um horário mais adequado. Além disso, existem preocupações de ordem prática: como seria o transporte para os alunos? As escolas têm condições físicas de receber alunos no turno contrário? São questões que precisam ser esclarecidas antes que a resolução seja posta em prática.

Por isso o Sinpro convoca todos os professores de educação física para comparecerem às plenárias regionais. Convide outros professores e venha debater o exercício de sua profissão.

Confira o calendário:

Data: 17/09/09
Hora: 19h
Local: CEMAB – Taguatinga
Regionais: Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

Data: 01/10/09
Hora: 14h
Local: CEM 01
Regionais: Gama e Santa Maria.

Data: 06/10/09
Hora: 19h
Local: Sede do SINPRO-DF
Regionais: Plano Piloto/Cruzeiro, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá e São Sebastião.

Data: 08/10/09
Hora: 14h
Local: Subsede Planaltina
Regionais: Planaltina e Sobradinho.

Atenciosamente,

DIRETORIA COLEGIADA
SINPRO-DF

Brasília, 11 de setembro de 2009.