Convoca Já! | Sinpro e Comissão dos Aprovados fazem mutirão na CLDF por apoio à nomeação de concursados
A categoria magistério público do Distrito Federal e a Comissão de Aprovados SEEDF 2022 realizarão nesta terça-feira (18/3), às 14h, na Câmara Legislativa do DF (CLDF), mais uma ação da Campanha Convoca Já. Ponto presente no Calendário de Lutas do Sinpro, professores(as), orientadores(as) educacionais e diretores(as) do Sinpro farão um mutirão nos gabinetes dos(as) deputados(as) distritais e entregarão uma carta aos parlamentares pedindo apoio às nomeações dos(as) aprovados(as). O documento também pede apoio para a prorrogação do concurso de 2022, que vence no dia 27 de julho.
No ano passado, foi aprovada previsão orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a convocação de 8.517 aprovados(as) em concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF).
“Existe orçamento para a nomeação dos aprovados e aprovadas no concurso público de 2022, e o que falta é vontade política do GDF. Essas nomeações são urgentes e devem ser uma luta de toda a categoria, pois reflete diretamente na nossa valorização e fortalecimento da carreira e, consequentemente, em uma educação pública de qualidade”, disse a diretora do Sinpro Ana Bonina, que é professora em regime de contratação temporária. Segundo a dirigente, a ação também visa à promoção de uma educação pública de qualidade.
Convoca Já!
A rede pública de ensino do DF apresenta uma grande demanda por professores(as) concursados. Para se ter uma ideia, atualmente o DF registra aproximadamente 15 mil professores(as) em regime de contratação temporária, número que ultrapassa o total de efetivos(as). Com isso, a convocação de todos(as) os(as) aprovados(as) no último concurso público do magistério não é apenas uma necessidade, mas uma urgência.
A luta pelo Convoca Já! dialoga diretamente com a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!, do magistério público.
Outras ações já estão agendadas, como ações em locais de grande circulação do DF.