Orientadora educacional convida para defesa da dissertação “Sentimentos do jovem adolescente estudante do Ensino Médio frente ao cuidado com a pessoa idosa”

A experiência de mais de 20 anos na Educação, vivenciando situações conflituosas entre as famílias, foi a base empírica para a orientadora educacional Jane Karla Alves Leite dos Santos transformar a situação-problema em tema de estudo e realizar um mestrado na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Jane Karla conta que, diante da realidade que viveu, ela se sentiu motivada a estudar, compreender o desenvolvimento, o processo de envelhecimento e da intergeracionalidade. O resultado de tudo isso é a dissertação de mestrado, que ela irá defender no dia 7 de julho, às 14h, de forma virtual. Ela convida a todos e todas a entrarem no link https://acesse.one/qjHsO para assistirem sua apresentação.

Ela diz que, com esse estudo, contribui, como orientadora educacional, com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), para uma melhor formação de saberes a fim de que a educação se torne mais justa, prazerosa, humana, possibilitando novas ações em prol da aprendizagem, desenvolvendo ferramentas para lidar com as diferenças, as dificuldades, a empatia, as resoluções de conflitos e o controle das emoções presentes no contexto escolar. Neste processo de aprendizado, interessei-me pela Gerontologia. Trabalho e convivo com jovens, adolescentes, adultos e pessoas idosas”, explica.

Breve resumo da dissertação

O tema da dissertação de mestrado intitulada “Sentimentos do jovem adolescente estudante do Ensino Médio frente ao cuidado com a pessoa idosa”, em gerontologia, foi desenvolvido na Universidade Católica de Brasília (UCB).

No estudo, a pesquisadora mostra que o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e, no Brasil, ela fez o recorte do Distrito Federal, que teve a segunda maior expectativa de vida do País.

Pressupõe-se que 2% a 8% dos adolescentes que residem nos países desenvolvidos têm afazeres de cuidar com algum integrante familiar. O papel do adolescente em cuidar possui relevância e pode estar aliado a conclusões positivas ou negativas.

“Portanto, é significativo refletir sobre o que sente o jovem estudante ao cuidar de uma pessoa idosa e suas relações intergeracionais”, afirma.

Objetivo – No documento, ela informa que o objetivo do estudo foi o de investigar o que sente o jovem estudante da rede de ensino público do Ensino Médio e Escola Técnica de Ceilândia, DF, ao realizar alguns cuidados com a pessoa idosa, bem como analisar as variáveis positivas e negativas dos cuidados com a pessoa idosa realizados pelo jovem adolescente.

Materiais e Método –  Para se alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e descritivo com os jovens estudantes.

Por meio do instrumento de medida de autorrelado PANOC-YC20 – “Resultados Positivos e Negativos do Cuidar”, de origem inglesa, adaptado transculturalmente para o português do Brasil, os estudantes do Ensino Médio das Escolas Públicas do Distrito Federal-DF, da Região Administrativa de Ceilândia, com idade entre 15 a 17 anos, responderam o questionário por meio de um formulário eletrônico criado no Google Forms. Resultados: No estudo descritivo foram investigados 371 estudantes reconhecidos como Jovens Cuidadores (JC), sendo 60,90% do sexo feminino, 37,70% do sexo masculino, 0,28% do gênero fluido e 1,12% não binário e que demonstram poucos resultados negativos relatados e resultados positivos relativamente altos, o que indica que o JC sente mais sentimentos e emoções positivas do que negativas ao cuidar de uma pessoa idosa.

Ainda segundo o estudo, “mais estudos sobre os resultados do sentimento do JC ao cuidar da pessoa idosa são indicados para elaborar políticas públicas e medidas que cuidem dos elos emocionais e sentimentais envolvendo a intergeracionalidade, contribuindo para a melhor qualidade de vida, saúde, amor e bem-estar do jovem e da pessoa que cuida”.

Serviço

Convite:

A orientadora Educacional Jane Karla Alves Leite dos Santos convida a todos e todas para assistirem sua Defesa de Mestrado.

Título:
“Sentimentos do Jovem Adolescente Estudante do Ensino Médio frente ao Cuidado com a Pessoa Idosa”

Orientação:
Prof. Dr. Vicente Paulo Alves e Coorientadora Prof.ª Dr.ª Alessandra Ribeiro Ventura Oliveira

Data:
7 de julho de 2023

Hora:
14h

Link para assistir à defesa:
https://acesse.one/qjHsO

Banca de avaliação será composta pelos professores:

Orientador: Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)

Coorientadora: Dra. Alessandra Ribeiro Ventura Oliveira (UCB)

Examinador Externo: Prof. Dr. Saulo Pequeno Nogueira Florêncio (UniCEUB)

Examinador Interno: Prof. Dr. Henrique Salmazo da Silva (UCB)