Contra fechamentos, alunos da rede pública ocupam escolas em SP

Contra o projeto de reorganização escolar do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) que ameaça fechar 94 colégios, estudantes da rede pública de ensino ocupam colégios em todo o estado.
Até domingo (15), o Sindicato do Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), havia contabilizado um total de 19 colégios ocupados. A página Não feche minha escola divulgou nesta segunda (16) um total de 25 escolas ocupadas.
O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 5ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, suspendeu as reintegrações de posse dos colégios ocupados em São Paulo.
Truculência
No sábado (14), o colégio José Lins Rego foi palco da truculência da polícia contra os manifestantes. Um vídeo divulgado pelo Fabebook, na página Não fechem minha escola, mostra a atuação dos policiais
O professor Edivan, um dos agredidos na reintegração de posse sem autorização judicial, postou nas redes sua indignação com o ocorrido. “O que me dói, de verdade, no corpo e na alma, é ser um educador num estado em que a educação pública agoniza e se debate em medidas paliativas, implementadas de forma unilateral e autoritária”, desabafa o professor.
O colégio E.E Diadema, o primeiro a ser ocupado, sofre ameaças de reintegração, conforme informou o SPTV, da Rede Globo. Segundo o jornal, a polícia disse que os estudante tem até as 14h30 de hoje para deixarem o local.
Conquistas
A mobilização dos alunos colhe frutos, em Piracicaba a E.E Augusto Melega não será mais fechada, conforme divulgou o Jornal de Piracicaba, apesar disso, o colégio Melo Cotrin, no bairro Pauliceia, será fechada.
A EE Professor Pio Telles Peixoto, uma das que foi ocupada pelos estudantes, não vai mais ter retirado o ensino fundamental.
Ato Nacional
No Facebook(https://www.facebook.com/events/1648814868710708/), estudantes da E. E. Diadema convocam um dia nacional de lutas e ocupações de escolas para essa quinta feira, dia 19 de Novembro.
Lista de ocupações
Segundo a página Não Fechem Minha Escola, essas são as unidades ocupadas por estudantes:
1- E.E. Diadema CEFAM – Diadema
2- E.E. Fernão Dias Paes – ZO
3- E.E. Salvador Allende – ZL
4- E.E. Heloísa Assumpção – Osasco
5- E.E. Castro Alves – ZN
6- E.E. Valdomiro Silveira – Santo André
7- E.E. Dona Ana Rosa – ZO
8- E.E. Antônio Manuel Alves de Lima – ZS
9- E.E. Sílvio Xavier Antunes – ZN
10- E.E. Oscavo de Paula – Santo André
11- E.E. Comendador Miguel Maluhy – ZS
12- E.E. Elizete Oliveira Bertin – Embu
13- E.E. Antônio Adib Chammas – Santo Andr
14- E.E. Cohab Inácio Monteiro III – ZL
15- E.E. Mary Moraes – ZS
16- E.E. José Lins do Rego – ZS
17- E.E. Coronel Antonio Paiva de Sampaio – Osasco
18- E.E Professora Neyde Apparecida Sollitto – ZS
19- E.E Prefeito Mario Avesani – Santa Cruz das Palmeiras
20- E.E. Flávio José Osório Negrini – ZS
21- E.E. João Kopke – Centro
22- E.E. Délcio de Souza Cunha – Diadema
23- E.E. Padre Sabóia de Medeiros – ZS
24- E.E. Sinhá Pantoja – ZS
25- E.E. Egídio Damy – ZN
Posição
A reportagem tentou entrar em contato com as secretarias de Educação e Segurança Pública do estado, mas não obteve sucesso.
Vídeo
Assista ao vídeo “alunos da Fernão presentes”, da TV Carta, a respeito da ocupação dos alunos da Escola Estadual Fernão Dias.
(Do Brasil de Fato)