Contra PL’s que tentam cercear a educação e autonomia do professor, Sinpro visita gabinete dos distritais

Nesta quarta-feira (22), professores(as) e diretores do Sinpro visitaram os gabinetes dos parlamentares e entregaram uma carta explicando os motivos da rejeição da categoria para os projetos de lei que versam sobre a Lei da Mordaça e suas ramificações. As visitas tiveram início com uma vigília às 9h. Diante de todos os ataques o Sinpro convoca todos e todas para continuar a mobilização nesta quinta-feira (23), na CLDF, no horário de coordenação (9h) e às 14h. Nestes horários a direção visitará os gabinetes dos parlamentares com o intuito de sensibiliza-los a não aprovar o PL da Mordaça e outros PL’s que tentam cercear a educação e impedir que os professores tenham liberdade de ensinar e autonomia de debater temas políticos e sociais.
DSC_0015
Além do PL Escola sem Partido, de autoria da deputada Sandra Faraj, a distrital apresentou um novo projeto de lei (nº 137/2015), já aprovado em 1º turno, que dispõe sobre a inclusão do tema “valores de ordem familiar” como conteúdo transversal nos currículos da rede pública de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. O PL é uma crítica ao trabalho dos(as) professores(as) e tenta cercear a educação, condicionando-a a critérios absolutamente subjetivos de valores da família. Para completar, o deputado distrital Rodrigo Delmasso apresentou um Projeto de Emenda da Lei Orgânica propondo a garantia da educação e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência e de crença, impondo a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado.
DSC_9841
A categoria exige da Câmara Legislativa compromisso e respeito com os educadores, que no seu dia-a-dia acumula muitas dificuldades. Projetos como a Escola sem Partido esterilizam a educação pública de suas funções sociais e impedem o professor de transmitir o conhecimento acumulado ao longo de toda a história da humanidade.