Conselho Tutelar visita escolas ocupadas em Curitiba e não encontra irregularidades

Cerca de 70% das escolas ocupadas por estudantes em Curitiba já foram visitadas pelo Conselho Tutelar e nelas não foram encontradas irregularidades. A informação é da Coordenação da Comissão de Educação do órgão de Curitiba. A rotina de visitas segue a demanda de cada uma das nove regionais de Curitiba e vem sendo desempenhada desde que as ocupações tiveram início, em 3 de outubro.
“Vimos escolas organizadas, com cartazes para cuidar do patrimônio público e comida e colchões doados pela comunidade, apesar de sentirmos que eles não têm apoio de toda a escola. Os orientamos a manter no bolso a autorização por escrito dos pais”, disse o responsável pela Comissão de Educação, Jader Geraldo Gonçalves Pinto, nesta segunda-feira (17).
Em algumas regionais do Conselho Tutelar de Curitiba, todos os colégios ocupados já passaram por vistoria, em outras, ainda faltam algumas unidades. Na regional Matriz, por exemplo, de 18 escolas tomadas por alunos, foram visitadas cinco. Já na regional da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), quase todas as ocupações receberam conselheiros. Cada regional tem cinco conselheiros tutelares.
A ajuda de pais e professores, comenta o conselheiro, tem sido importante para o movimento. À noite, por exemplo, é comum que pelo menos um adulto passe a madrugada com os alunos. Meninos e meninas também têm, em algumas escolas, revezado períodos para manter a ocupação. “Os familiares estão acompanhando e isso nos tranquiliza um pouco”, afirmou.
A Associação dos Conselheiros Tutelares do Paraná (ACTEP) informou que deve ter após o fim de semana um balanço sobre as visitas nas demais escolas ocupadas no estado.
Os estudantes seguem mobilizados contra a Medida Provisória 746, que trata de alterações no Ensino Médio. A proposta prevê, entre outros pontos, o aumento da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização de disciplinas a partir do segundo ano do Ensino Médio. Cerca de 600 escolas seguem ocupadas, conforme informações do movimento Ocupa Paraná. Deste total, 80 estão na capital.
(da Gazeta do Povo)