Confira quem são os golpistas que tentam dar golpe na categoria por telefone

Mesmo diante de todos os alertas, comunicados publicados em nossa página e redes sociais, além das precauções tomadas pelo Sinpro para resguardar a categoria, o sindicato continua recebendo denúncias de que sindicalizadas(os) estão recebendo ligações telefônicas de golpistas.

 

 

A nossa categoria já identificou alguns deles e ela nos avisou que os supostos golpistas usam o nome Cláudia Maria Rodrigues que utiliza o telefone fixo 3181-0041 e, o celular/WhatsApp, 96519820. O outro nome é Leonardo Mota (Núcleo Bancário), com o telefone 31810285. Com isso, o Sinpro-DF alerta a categoria para não atender aos telefones mencionados acima.

 

Outro golpista ainda mais detalhista para parecer legítimo é um que utiliza o nome “Dr. Marcelo Ricardo” e o número de telefone 998497364. Esse golpista usa a seguinte referência para enganar e furtar dinheiro e outras informações dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais: “Dr. Marcelo Ricardo – 998497364. Tribunal de Justiça do DF e Territórios, contatos: 31810041 e 9 9601-1693. Na mensagem, o golpista dr. Marcelo Ricardo também informa que a pessoa deve ligar para o Tribunal e falar com o Núcleo de Precatório com dra. Cláudia Maria Rodrigues. Protocolo de liberação de precatório 06142117112021”. Não atenda nem responda às mensagens de “dr. Marcelo Ricardo”. Cuidado!

 

 

Não caia nesse golpe. A solicitação de depósito bancário NUNCA foi adotada para que sindicalizadas(os) possam ter acesso a ganhos financeiros oriundos de processos na Justiça, muito menos o pedido de pagamento por PIX. Também informamos que não temos serviços telefônicos com prefixo 0800 e nem ligamos de código de área diferente de 61.

 

O golpe

 

Para extorquir dinheiro das vítimas, a pessoa que realiza a chamada se passa por diretor, ex-diretor ou funcionário da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Socioeconômicos do Sinpro-DF. Segundo denúncias realizadas ao sindicato, em alguns casos, o golpista se apresenta como Dr. Daniel ou Dimas, e chega a utilizar em sua foto de perfil de WhatsApp a logomarca do Sinpro-DF. Em seguida, o farsante solicita depósito em conta bancária vinculada a uma suposta pessoa com nome de Priscila.

 

 

O combate a essa farsa é antiga. A diretoria colegiada do Sinpro-DF já denunciou várias vezes a situação à Polícia Civil do Distrito Federal e continua atenta para que não haja nenhum tipo de prejuízo às/aos) filiadas/os.