Confira os projetos de licenciatura apoiados pela UnB que são executados nas escolas

O edital Licenciaturas em Ação é uma ação formativa que começou em 2020, do Decanato de Extensão (DEX) e do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), promovido pela Diretoria de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico das Licenciaturas (DAPLI) da Universidade de Brasília (UnB). O intuito é fomentar projetos com abordagens metodológicas inovadoras, incentivando a interação entre Universidade e escola, através de projetos colaborativos entre escolas, docentes e discentes, mediados por ações que articulem as dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Para cada projeto, bolsas são concedidas aos estudantes dos cursos de licenciatura. Neste período, já foram 191 projetos aprovados e 641 bolsas concedidas, sendo que o edital 40/2023 (que está sendo aplicado agora durante o ano letivo de 2024) teve o maior número, com 230 bolsas e 61 projetos.

“Este aumento progressivo do interesse dos docentes das Licenciaturas no edital, com o passar do tempo, trata-se de uma iniciativa nova e sem precedentes na UnB e proporcional investimento dos recursos próprios da UnB para fomentar a pesquisa, extensão e inovação na formação inicial e continuada de professores, de forma sistemática e com previsibilidade, pois o Edital tem tido publicação anual”, diz Profa Dra Eloísa Pilati, professora da UnB e diretora de planejamento e acompanhamento das licenciaturas (DAPLI).

De acordo com a professora, “a Diretoria de Planejamento de Acompanhamento das Licenciaturas da UnB é a única diretoria dessa natureza no âmbito das Universidades brasileiras, iniciativa precursora e inovadora. Todos os projetos estão implementados e em curso e terminam no final do ano (são 8 meses de bolsa)”.

Os docentes da UnB têm liberdade para escolher temas e escolas. Pelo portfólio, é possível saber quem são os coordenadores e é possível entrar em contato. É o docente que coordena tudo, o contato com as escolas, a seleção dos bolsistas etc.

São iniciativas que integram as Licenciaturas da UnB por meio de processos de aprendizagem significativos, inovação, formação de professores em diálogo com as escolas, sempre com excelência acadêmica, diversidade, inclusão e a amorosidade de Paulo Freire. Levando tecnologias, metodologias, inovação e ciência às salas de aula da educação básica, unindo impacto social e também na formação dos (as) estudantes. 

Confira os projetos