Confira como ficará o Calendário Escolar para 2023

A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com representantes do Governo do Distrito Federal e definiu o Calendário Escolar para o ano letivo de 2023. O Sinpro fez uma enquete disponibilizando duas propostas de Calendário Escolar para que a categoria pudesse debater e escolher qual delas mais contempla os anseios dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais. Segundo a enquete do sindicato, a maioria da categoria optou pelo Calendário A, mas durante a reunião, a opção estruturada está mais próxima do Calendário B.

Além de considerar aspectos administrativos legais, pedagógicos, políticos e também nossa pauta de reivindicações, o documento é necessário para que o ano letivo e seu planejamento pedagógico possam passar pela discussão do sindicato em conjunto com a categoria. Este debate é realizado com o objetivo de construir uma proposta democrática, direcionando para possibilidades que cumpram a legislação, fazendo com que a Secretaria de Educação (SEEDF) respeite todos os direitos que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais têm na organização do trabalho.

O sindicato ressalta que embora a opção A tenha sido a mais votada, a opção B também cumpre com o papel de garantir todos os direitos trabalhistas da categoria, e é o calendário referência do que teremos em 2023. Confira os principais pontos do calendário 2023:

 

– Férias coletivas: de 06/01 a 04/02

– Apresentação de professores na escola: 06 de fevereiro

– Semana Pedagógica: 06/02 a 10/02

– Início do ano letivo: 13 de fevereiro

– Recesso do meio do ano: 12/07 a 27/07

– Dias móveis: 10, 11 e 28 de julho (outros dias móveis serão apresentados na versão final do calendário).

– Último dia letivo: 21 de dezembro

– Avaliação final: 22 de dezembro

– Distribuição de carga horária 2023: há pouca possibilidade de a distribuição ocorrer em dezembro. Esta parte ficou para ser analisada pela SUGEP.

 

É importante ressaltar que alguns detalhes do Calendário Escolar oficial 2023 só serão apresentados na versão final. Podem haver diferenças do Calendário B em relação aos dias móveis, dia da distribuição de carga, dia da Olimpíada de Matemática.

Clique aqui e confira a Proposta B. 

MATÉRIA EM LIBRAS