Confira as novas etapas do Concurso de Remanejamento

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal da última semana a Portaria nº 388/2017 e o Edital nº 65/2017, sobre o Concurso de Remanejamento 2017/2018. O procedimento terá 2 remanejamentos internos e 1 remanejamento externo.
No mês de setembro o procedimento de remanejamento vai para seu segundo momento, já que o primeiro momento ocorreu com as entrevistas para aquisição de novas aptidões. Com a publicação da Portaria e do Edital, a Secretaria de Educação do Distrito Federal estabelece um cronograma para todos os demais momentos do Concurso de Remanejamento. É importante que todos fiquem atentos, já que a cada momento um novo procedimento estará acontecendo.
Uma das novidades deste concurso é o fato dos(as) professores(as) e orientadores(as) readaptados(as) passarem pela primeira vez por um concurso de remanejamento. Estes(as) profissionais(as) concorrerão às vagas de carências específicas para a sua condição de readaptados(as).
Confira cada uma destas etapas:
 
Professores com deficiência: Devem requerer a sua condição de PCD via requerimento geral a partir do dia 13/09;
Readaptados não identificados no SIGEP: Os professores que são readaptados e não estão identificados no SIGEP devem dar entrada com requerimento geral, requerendo o reconhecimento de sua condição a partir do dia 15/09;
Conferência sobre a situação funcional: Todos os professores e orientadores da rede devem entrar no SIGEP até o dia 22/09 para conferir a sua situação funcional. Esta conferência envolve saber qual a sua condição de lotação na CRE e qual a sua condição de exercício na unidade escolar. As direções de escola já estão providenciando avisos nas escolas, mas é importante que cada um acesse o site do SIGEP para ter certeza que seus dados cadastrais estão corretos. Os professores que tiverem dificuldade para acessar o sistema devem regularizar sua situação na direção da escola;
Professores remanejados “a pedido”: Para participar do remanejamento interno da sua CRE de lotação definitiva, estes servidores que estão trabalhando em outra regional de ensino devem manifestar seu interesse no próprio programa do SIGEP entre os dias 25 a 27/09, na aba “Remanejamento Casos Especiais”. Nesta aba o professor manifestará seu interesse em participar. Caso não faça, o sistema não permitirá o envio da lista de bloqueio de carência.
Professores 20h/20h: Conforme o Edital nº 65/2017, item 5.2, o professor que atua 20h + 20h e o SIGEP tenha identificado como professor que tem “jornada de trabalho: 40h – Diurno”, este profissional deverá solicitar ajuste em sua jornada de trabalho no próprio SIGEP no período de 25 a 27 de setembro, na aba “Remanejamento Casos Especiais”.
Bloqueio de carências no remanejamento: o bloqueio de carência acontecerá a partir do envio de uma lista que cada interessado deve montar a partir das datas de cada etapa do remanejamento. O Sinpro alerta para alguns pontos importantes a serem observados no envio destas listas:
 
1º) se o professor não conferir seus dados cadastrais até o dia 22/09, poderá ficar inviabilizado de enviar a lista.
2º) quando se envia uma lista, não significa que o professor está abandonando a atual vaga definitiva que tem na escola.
3º) o professor deve pensar a montagem da sua lista a partir das escolas que tem interesse em trabalhar. Se a primeira opção (escola) que ele deseja trabalhar tiver mais de uma carência da sua disciplina de interesse/habilitação, ele deverá marcar na lista todas as carências daquela unidade escolar que deseja trabalhar. Somente depois começar a trabalhar carências de uma segunda opção (escola).
 
As carências: São apresentadas dias antes do envio das listas. Caso algum professor ou orientador saiba de alguma carência que não foi apresentada, este deverá apresentar recurso exigindo a apresentação da carência no próprio SIGEP. Caso alguma carência apresentada não seja de fato uma carência para o remanejamento, o professor poderá requerer a supressão dessa carência no próprio sistema. Todas estas ações serão analisadas pela Secretaria de Educação do DF.
 
* Remanejamento Interno 1ª Etapa:
– As carências serão divulgadas de 29/09 a 13/10.
– Os recursos sobre as carências apresentadas ou não apresentadas ocorrerão de 29/09 a 13/10.
– O resultado do recurso poderá ser visualizado entre os dias 29/09 a 05/10.
– A montagem e o envio da lista de prioridades para bloqueio ocorrerá entre os dias 06/10 a 10/10. O Sinpro orienta os professores a enviarem a sua lista logo nos primeiros dias de envio para evitar que problemas técnicos e operacionais da SEE o impeçam de participar.
 
* Remanejamento Interno 2ª Etapa:
– Serão ofertadas na 2ª Etapa, no mês de novembro, as carências surgidas em decorrência da movimentação da primeira etapa. Novos detalhes serão dados mais à frente.
 
* Remanejamento Externo
– Só haverá um remanejamento externo e nele serão apresentadas apenas carências remanescentes de ampla concorrência. O remanejamento externo está programado para dezembro.
edital-nº-65-de-05-de-setembro-de-2017-cronograma.pdf
portaria-nº-388-de-05-de-setembro-de-2017.pdf
edital-nº-65-de-05-de-setembro-de-2017.pdf
portaria-nº-272-de-16-de-junho-de-2017.pdf

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