Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos!

O projeto “Brasil, País de Todos os Ritmos!” vai promover a circulação de concertos didáticos por
escolas públicas do Distrito Federal durante o mês de dezembro de 2015.

marakamundi

O Brasil e um país tão rico quanto diverso em suas tradições rítmicas, fato que deveria incentivar o estimulo musical a ser desenvolvido nas escolas, dada a grande lacuna existente no ensino de música nas escolas públicas regulares. De olho nisto, o projeto “Concertos Didáticos” vai estimular a brasilidade por meio da apreciação musical, com base na transversalidade de conteúdo entre disciplinas como Artes, História e Literatura.
As atividades visam incentivar a formação de uma plateia atenta e crítica, de onde podem, eventualmente, surgir futuros talentos, que podem ter o projeto como importante referência na trilha da profissionalização musical, em contraponto a possíveis comportamentos sociais de risco, fatores comuns em determinadas localidades do DF.
A primeira etapa comportara três participantes: a Escola do Núcleo Rural Casa Grande, no Gama, em 10 de dezembro; o CED 11, em Ceilândia, em 16 de dezembro; e o CED Condomínio Estância III, em Planaltina, em 17 de dezembro.
Todas as escolas receberão uma palestra-show, realizada pelo Quarteto Marakamundi de música instrumental, composto por Gê Mendonça no baixo, Ticho Lavenère na bateria, Daniel Baker nos teclados e Tex no violão e guitarra, e pelos músicos convidados: o rapper Higo Melo, o percussionista George Lacerda e o sanfoneiro Enos Marcellino. Com o auxílio de uma cartilha ilustrada, com linguagem acessível, serão abordados diferentes ritmos brasileiros como o Baião, o Samba, o Frevo, o Maracatu, o Carimbó e o Catira, entre outros.
O programa educativo vai aprimorar a comunicação do conteúdo, com foco nos seus elementos históricos e estéticos e as suas relações com as tradições da dança e da cultura popular no seu aspecto mais amplo, como uma lente de aumento que vai ampliar a visão dos alunos e educadores para dentro deste rico universo criativo, para reconhecê-lo e dele se apropriar como seu patrimônio.
O projeto não poderia deixar de dar ênfase a veiculação de mensagens de caráter socioambiental que incentivem a Responsabilidade Social e a promoção de ações como a Coleta Seletiva de Lixo, a Redução, a Reciclagem e o Reaproveitamento de material de consumo, assim como o uso consciente da água e outros recursos naturais. Neste sentido, além da inserção destes temas na cartilha e na fala dos músicos palestrantes, serão doados e instalados nas escolas participantes, conjuntos de lixeiras para coleta seletiva.
O projeto foi idealizado por Patrício de Lavenère Bastos (Mestre em Educação Musical pela Universidade de Brasília e professor na Escola de Música de Brasília). Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos! tem o patrocínio da Petrobras, Petróleo Brasileiro S/A, empresa que apoia e incentiva ações inovadoras que valorizam a cultura e o patrimônio cultural do pais, aliando educação e cultura em prol de uma proposta de construção de conhecimento através da nossa história.
Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos! conta, ainda, com o apoio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal – SINPRO-DF, e é uma realização da Sill Produções, atuante na produção cultural local há mais de 18 anos.
Marakamundi:
O Quarteto Marakamundi é um grupo brasiliense de música instrumental autoral, que há quase duas décadas atua em shows e oficinas de música no Brasil e em países como Alemanha, Portugal, Suíça e Estados Unidos. Maraka é ‘música’ em Tupi-Guarani e Mundi é ‘mundo’ em Latim. Música do Mundo! Este é o sentido do nome e da proposta deste quarteto brasileiro de música instrumental: explorar os vastos horizontes da música com uma perspectiva de brasilidade. Essa proposta se insere, ainda, no contexto de latinidade. Assim, nessa mistura estão a bossa, o samba, o baião, a rumba e o mambo, entre outros. Esta gama de elementos associada à concepção de improvisação do jazz resulta na particular sonoridade do grupo. Todos os seus integrantes são graduados em Música, sendo dois deles Mestres em Educação Musical pela Universidade de Brasília e professores da Escola de Música de Brasília.
Video:            Mike Hamilton e Marakamundi – “Always There”:
https://www.youtube.com/watch?v=apfDyMmJ5UM
Contato: (61) 8348-6868, Ticho Lavenère
Serviço:
Concertos Didáticos – Brasil, Pais de Todos os Ritmos!
Datas e locais:
Primeiro concerto
Local: CED Casa Grande – Gama/DF (Núcleo Rural Casa Grande, Chácara 16 – MA 01).
Dia: 10/12, quinta-feira.
Horário: das 20h às 22h.
Telefone: 3901-8328.
 
Segundo concerto
Local: CED 11 – Ceilândia/DF (EQNP 01/05 – Área Especial, Setor P Norte).
Dia: 016/12, quarta-feira.
Horário: das 20h às 22h.
Telefone: 3901-6868.
 
Terceiro concerto
Local: CED Condomínio Estância III – Planaltina/DF (Modulo 01- Rua 01 – Condomínio A 16, Estância III – Mestre Darmas).
Dia: 17/12, quinta-feira.
Horário: das 20h às 22h.
Telefone: 3901-4425.
 
Evento gratuito
Duração: 2 horas
Informações: (61) 8290-3937, Silvia Letícia
Foto: Rafael Lavenère