CONAPE 2018: Conferências Escolares devem ser realizadas até sexta (17)

Sexta-feira (17/11) é a data limite para que as escolas realizem as Conferências Escolares, que vão eleger quatro delegados(as), representando cada segmento da comunidade escolar: carreira Magistério, carreira assistência à Educação, estudantes (com mais de 15 anos) e um representante de mãe, pai ou responsável. Se algum segmento não apresentar candidatura, então pode-se eleger mais de 1 delegado do mesmo segmento.
Importante: A Ata de Eleição dos(as) quatro delegados(as) deve ser entregue na regional de ensino também até a próxima sexta-feira (17/11).
Portanto, é de vital importância que as escolas realizem suas plenárias, para que os delegados eleitos participem das Conferências em cada cidade (datas abaixo), na construção da CONAPE 2018 (Conferência Nacional Popular de Educação).
A realização da CONAPE 2018 é importante para a mobilização em defesa do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Distrital de Educação (PDE). O primeiro passo para este processo no DF são as Conferências Escolares, para assim assegurarem suas representações nas Conferências Regionais. Os delegados eleitos em cada escola devem ser registrados em ata e a cópia da mesma enviada à Coordenação Regional de Ensino. Estas plenárias promovem o debate, a formulação e avaliação de temas de interesse público.
Já as Conferências Regionais complementarão este processo com a escolha dos delegados para a CONAPE – etapa Distrital, no qual serão eleitos os representantes do DF para o encontro nacional em abril de 2018, em Belo Horizonte.
Após as Conferências Escolares (realizadas até dia 17/11), as Conferências Regionais ocorrerão sob o seguinte calendário:
21/11 – Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará e Núcleo Bandeirante;
22/11 – Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia;
23/11 – São Sebastião, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga.
No dia 29/11, na Eape, será realizada a Conferência Livre da CONAPE exclusiva para os profissionais do Magistério. Os temas e critérios para a escolha dos delegados serão divulgados em breve.
Participem!

Skip to content