CONAPE 2018: conferências escolares devem ser realizadas até o dia 08/11

Para garantir a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2018) e manter a mobilização em defesa do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Distrital de Educação (PDE), o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) convocou as etapas estaduais e distrital da CONAPE. As mesmas são fundamentais para promoverem o debate, a formulação e avaliação de temas de interesse público.
O primeiro passo para este processo no DF, o Fórum Distrital de Educação (FDE), em conjunto com a Secretaria de Educação conclamam as unidades escolares para realizarem suas Conferências Escolares até o dia 8 de novembro, para assim assegurarem suas representações nas Conferências Regionais. A representação se fará elegendo um representante de cada segmento da comunidade escolar: carreira Magistério, carreira assistência à Educação, estudantes (com mais de 15 anos) e um representante de mãe, pai ou responsável, totalizando 4 delegados indicados por unidade escolar. Os delegados eleitos devem ser registrados em ata e cópia da ata enviada à Coordenação Regional de Ensino.
Já as Conferências Regionais complementarão este processo com a escolha dos delegados para a CONAPE – etapa Distrital, no qual serão eleitos os representantes do DF para o encontro nacional em abril de 2018, em Belo Horizonte.
As Conferências Regionais ocorrerão sob o seguinte calendário:
21/11 – Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará e Núcleo Bandeirante;
22/11 – Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia;
23/11 – São Sebastião, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga.
No dia 29/11, na Eape, será realizada a Conferência Livre da CONAPE exclusiva para os profissionais do Magistério. Os temas e critérios para a escolha dos delegados serão divulgados em breve.