FDE, Sinpro e entidades parceiras convidam para a Conae Distrital

O Fórum Distrital de Educação (FDE), o Sinpro-DF e todas as entidades parceiras, mobilizadas na realização da Conferência Nacional de Educação 2024 – Etapa Distrital (Conae Distrital), convidam a todos(as) para a Conae Distrital, a ser realizada nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na EAPE, 907 Sul. O Sinpro informa que haverá AFAST.

A Conae 2024 é precedida da Conae Distrital. Assim, no dia 9/11, será on-line e transmitida ao vivo pelas redes do Sinpro-DF e começa às 19h. Nos dias 10 e 11, será presencial, a partir das 8h. As conferências nas cidades, que têm Coordenação Regional de Ensino (CRE), acontecerão na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, às 9h e às 14h. Confira no final deste texto, os locais das conferências do dia 31.

Desde abril, o segmento educacional em todo o país está mobilizado na construção da Conae 2024, cujo tema será “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A etapa distrital foi deflagrada no dia 19 de setembro, com seu lançamento na Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

As conferências nas cidades escolherão delegados e delegadas para a Conae Distrital, que, por sua vez, escolherá delegados e delegadas para a Conae 2024, que será realizada, em Brasília, nos dias 28 a 30 janeiro de 2024. Além dessas atividades, estão sendo realizadas conferências livres e temáticas, por entidades, movimentos sociais, universidades, dentre outros, a partir de temas e articulações específicas.

As conferências são espaços de encontros de formação, comunicação e mobilização social para as pessoas participarem do debate sobre educação no sentido de influenciar as deliberações das conferências em suas etapas preparatórias.

Para o prof. Júlio Barros, coordenador do FDE e diretor do Sinpro-DF, “todas essas atividades constituem espaços de resistência e luta pela democracia em seu mais amplo sentido e pelos direitos sociais, o que inclui a luta pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, desde a educação infantil até a pós-graduação”.

A centralidade da Conae 2024 é a defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e, no caso de Brasília, do Plano Distrital de Educação (PDE) e do Sistema Distrital de Educação (SDE), e da intransigente defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

O objetivo de toda essa mobilização é aprofundar a discussão na sociedade civil (e em especial nos setores e segmentos da educação nacional) a defesa do Estado democrático de direito, da Constituição Federal de 1988 (em vigor), do PNE e de um projeto de Estado que garanta educação pública com a mais ampla abrangência, de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todos, todas e todes.

“Nesse sentido, é imprescindível a mais ampla participação na construção histórica e democrática do novo Plano Nacional de Educação, que vai nortear a educação pelo próximo decênio: 2024-2034. A Conae será a coluna vertebral do novo PNE, que, por sua vez, subsidiará a elaboração do nosso novo Plano Distrital de Educação. Participe! A causa é sua!”, convida o diretor do Sinpro Júlio Barros.

MATÉRIA EM LIBRAS