CONAE Distrital elege 31 delegados e delegadas para a CONAE Nacional

Professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal, pais, mães e estudantes voltaram a se reunir no sábado (11), último dia da Conferência Nacional de Educação 2024 – Etapa Distrital (CONAE Distrital), dando prosseguimento ao debate dos sete grupos de trabalho. Os(as) participantes contextualizaram os eixos que fomentarão a discussão para a CONAE Nacional, que será realizada em Brasília, de 28 a 30 de janeiro de 2024. O momento foi dividido em três plenárias: Educação Pública ou Privada da Educação Básica, com subgrupos formados por pais, mães e responsáveis, gestores(as) e estudantes; Educação Superior; e Educação Profissional e Tecnológica. Ao final, foram eleitos(as) 31 delegados e delegadas para a CONAE Nacional, três destes nomes do Sinpro.

Durante a Conferência os(as) participantes realizaram um momento pelo cessar fogo, pela vida e a favor do povo palestino.

Ao final da Conferência o diretor do Sinpro Cláudio Antunes afirmou que a CONAE Distrital foi fundamental para a escolha do novo Plano Nacional de Educação. “Queremos agradecer a participação de todos(os) que ao longo da CONAE Distrital participaram, deram suas contribuições não só agora, neste momento, mas também parabenizar a organização nas cidades, onde foram realizadas diversas conferências livres e que subsidiaram e prepararam os delegados que participaram aqui da CONAE DF, e que agora, com os nomes eleitos para a CONAE Nacional, se reunirão com professores, orientadores educacionais, pais e estudantes de todo o Brasil para a produção do novo Plano Nacional de Educação”, Cláudio Antunes.

O diretor do Sinpro Cléber Soares engrossou a importância da CONAE Distrital, mas afirmou que apesar do processo ter sido concluído com sucesso, é só uma etapa. “Agrademos a cada um que participou e dizer que esta é uma etapa que foi concluída com sucesso, mas é só uma etapa. O processo continua em janeiro, onde os delegados eleitos continuarão os debates em nome de todo este acúmulo que produzimos ao longo deste último mês”.

Júlio Barros, representante do Sinpro-DF no FDE, entidade em que é coordenador geral, analisa que a CONAE Distrital foi um sucesso absoluto, tanto a nível de qualidade dos debates quanto pela questão da quantidade de participantes (400). “Pelo sucesso dela (CONAE Distrital), já vislumbramos como será o processo de construção do Plano Distrital de Educação, que não será diferente. Quando se trata das questões locais, o número de pessoas é maior”, finaliza.

VEJA O ÁLBUM

MATÉRIA EM LIBRAS