Com participação de sindicatos, Metrópoles realiza sabatina com candidatos ao GDF

Nesta segunda (20) e terça (21) o portal Metrópoles realizou sabatina com os candidatos ao governo do DF. O evento contou com a presença dos candidatos, pela ordem de apresentação (definida por sorteio) Alberto Fraga (DEM), Renan Arruda (PCO), Júlio Miragaya (PT), Ibaneis Rocha (MDB), Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSOL), Eliane Pedrosa (PROS), Antonio Guillen (PSTU), Paulo Chagas (PRP) e Rogério Rosso (PSD). O governador e candidato a reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB) não compareceu.
A sabatina contou com diversas perguntas elaboradas pelo Sinpro, Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde), Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol), Sindicato dos Delegados de Polícia (Sindepo), Sindicato da Categoria dos Peritos Oficiais Criminais (SindiPerícia) e o Sindicato dos Bancários de Brasília.
A iniciativa do Metrópoles foi de colocar em evidência no processo eleitoral o pensamento dos (as) trabalhadores (as) e seus representantes nos sindicatos e na CUT. Para Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro, a sabatina é positiva porque revela as intenções de cada candidato. “Às vezes o candidato dá respostas evasivas, mas, mesmo assim, a gente capta o que ele realmente pensa. Após a sabatina a gente vai apresenta-la à categoria e abrir uma discussão sobre cada um dos posicionamentos”, disse.
Pontos de interesse da categoria
Entre alguns pontos centrais de interesse da categoria, foi possível identificar claramente os candidatos que afirmaram que vão pagar a última parcela do reajuste dos servidores previsto em lei (ressaltando que há condições financeiras) de outros postulantes, que disseram que pretendem pagar, mas que apresentam condições, como a necessidade de ter dinheiro em caixa.
Sobre as metas do PDE, principalmente a meta 17, que versa sobre equiparação dos salários de professores (as) e orientadores (as) educacionais com a média dos cargos de nível superior concursados do DF, foi importante perceber que alguns candidatos fugiram da resposta. Outros, ensaiaram dizer que não assumiriam o compromisso, em virtude do fato de professores (as), orientadores (as) constituírem um volume de 50 mil pessoas, entre ativos, inativos e temporários.
Alguns candidatos apoiaram a reforma trabalhista do governo Temer, defendendo a posição de que não houve prejuízo e fingindo, não percebendo que desde então o desemprego aumentou, ocorreram perdas de direitos trabalhistas e a fragilização da condição do trabalhador.
Por isso, é importante que cada professor assista a sabatina no Facebook do Sinpro, pra ver e ouvir o que cada candidato falou. Lembrando que o Sinpro irá tabular o conteúdo das matérias ao longo dos dias, mostrando para a categoria o que cada candidato falou.
O governador Rodrigo Rollemberg foi o único dos candidatos que não compareceu para a sabatina. Então o portal Metrópoles aproveitou o espaço e fez uma roda de conversa com os sindicatos. Na ocasião a CUT entregou para os jornalistas do portal um documento, a plataforma da classe trabalhadora para as eleições de 2018.
Confira abaixo todos os resumos da sabatina do Metrópoles e seus vídeos para assistir na íntegra:
Roda de conversa com os sindicatos:
Resumo: https://bit.ly/2wqrZzl
Vídeo: https://bit.ly/2o6V2UR
Alberto Fraga (DEM):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2OR5WZZ
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2wiU6Ap
Renan Arruda (PCO):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2MDuKHC
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2w4inun
Júlio Miragaya (PT):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2N9TUKE
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2LiQq6R
Ibaneis Rocha (MDB):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2MrdYfh
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2N6gUKQ
Alexandre Guerra (Novo):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2N8Qzvo
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2LgNDeJ
Fátima Sousa (PSOL):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2wqm9xV
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2N9xkBW
Eliane Pedrosa (PROS):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2PqgvEq
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2Lea2t2
Antonio Guillen (PSTU):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2MIBrrW
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2MICnws
Paulo Chagas (PRP):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2BzrRD8
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2wjXhaH
Rogério Rosso (PSD):
Resumo da sabatina: https://bit.ly/2BBr1WJ
Vídeo da sabatina: https://bit.ly/2w5EZuR