Coletivo LGBTQIA+ do Sinpro se reúne para planejar o ano

O Coletivo LGBTQIA+ do Sinpro reuniu-se no último dia 20 de maio para planejamento e avaliações. Ficou decidido que no segundo semestre haverá a 2ª Edição do Piquenique LGBTQIA+, que foi um sucesso no ano passado, além do Seminário do Coletivo, marcado para dia 19/8.

A diretora Márcia Gilda comemorou o crescimento do coletivo e o compromisso do grupo de transformar o debate em políticas públicas que de fato combatam a homofobia nas escolas. “Lembro que o mote que lançamos no piquenique do ano passado foi justamente o respeito à diversidade”, completou.

A diretora Ana Cristina destacou que é compromisso do sindicato defender melhores condições de trabalho para todas as pessoas da categoria, e também fazer valer o currículo em movimento, que prevê o respeito à diversidade e a todos os seres humanos. “A construção promovida pelo coletivo LGBTQIA+ do Sinpro nos ajuda a impulsionar a pauta de um ambiente escolar pautado pelo respeito. O que observamos é um adoecimento tanto de estudantes quanto de profissionais da educação – e os (as) trabalhadores(as) LGBTQIA+ têm no preconceito uma causa extra de adoecimento”, apontou.

Durante o encontro, foi apresentado o histórico do coletivo. A diretora Elbia Pires contou sobre a semente do coletivo: o grupo de professores pela diversidade, e as diversas lutas construídas ao longo do tempo.

Diante da exposição de diversos casos de homofobia ocorridos nas escolas e das lutas travadas pelas pessoas presentes no chão da escola, Elbia concluiu: “Precisamos quebrar a barreira da sala dos professores. Quebrando as barreiras das salas dos Professores, nós vamos quebrar as barreiras das salas de aula. Essa deve ser a centralidade da nossa atuação. Quebrar todas as barreiras nas formações do sindicato. Onde houver formação oficial, devemos levar nossa pauta. Também pensar na proteção da nossa categoria. É preciso pensar na saúde das professoras e professores que sofrem opressão por sua orientação sexual ou identidade de gênero.”

 

Conquistas, avaliações e planejamento

Durante a reunião, as pessoas presentes destacaram o sucesso das atividades promovidas pelo coletivo no ano passado. O sucesso do Piquenique foi unanimidade nas avaliações. Outra importante conquista de sucesso foi a aprovação, na Assembleia de Atualização de Pautas da categoria, das pautas específicas da comunidade LGBTQIA+.

“A avaliação positiva da atuação do coletivo ao longo dos últimos 2 anos demonstra o amadurecimento da pauta LGBTQIA+”, aponta a diretora Márcia Gilda.

MATÉRIA EM LIBRAS